Qual é a diferença entre salsicha e linguiça? Jacquin responde

Nos bastidores do Minha Receita sobre comida alemã, chef dá dica para cozinhar a salsicha de um jeito diferente

Da Redação 19/06/2021 • 17:03 - Atualizado em 23/06/2021 • 10:09

Quando se fala em salsicha, pensar em cachorro-quente é quase inevitável. Mas há outras receitas que podem ser feitas com o embutido. Nos bastidores do Minha Receita temático sobre comida da Alemanha, país que é reconhecido por produzir salsichas de qualidade, Jacquin tira algumas dúvidas sobre esse ingrediente tão popular por aqui.

O francês logo explica que, apesar de gerar dúvida, salsicha e linguiça são coisas diferentes. A linguiça é uma carne pouco curada ou defumada. Caso ela seja mais curada, vira salame. Já a salsicha é quando a carne é emulsionada antes de embutir. “A salsicha é um alimento industrial, mas tem salsicha muito boa, tem salsicha maravilhosa. A linguiça é mais a carne moída dentro da tripa”, explica o chef.

Segundo Jacquin, ainda existe muito preconceito sobre o processo de produção da salsicha, mas ele afirma que, assim como na Europa, é possível encontrar um produto nacional de qualidade. “Acho que [esse preconceito existe porque] muita gente que tem problema financeiro e come muita salsicha no Brasil. Eu não acho, tenho certeza.”

Ainda que a maioria das pessoas combine a salsicha com o molho de tomate, a dica do chef é apostar no chucrute. E, acredite, dá para sair do básico na hora do preparo. “Ela deve cozinhar bem devagar, você pode cozinhar com repolho, com muitas coisas diferentes, não precisa ser só na água”, aconselha.

Assista ao vídeo!