3 receitas de hambúrguer com cebola caramelizada para fazer em casa

E assistir ao episódio de hoje, sobre culinária norte-americana, no Minha Receita às 22h45

Da Redação

3 receitas de hambúrguer com cebola caramelizada para fazer em casa
3 receitas de hambúrguer com cebola caramelizada para fazer em casa
Pixabay

Hoje é dia de Minha Receita. Às 22h45, na TV e na web, Jacquin entra ao ar para desvendar as delícias da culinária norte-americana pelo Brasil. Ao final do episódio, o chef francês ainda ensina a preparar um hambúrguer diferenciado. Salivou só de ler? Pensando justamente na fome que bate enquanto o episódio está no ar, o Band Receitas reuniu 3 receitas de hambúrguer com muuuuita cebola caramelizada para você fazer em casa e comer enquanto assiste ao programa. Curtiu? Confira abaixo:

Ingredientes: 
500 g de patinho ou acém moído
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de água gelada
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de azeite

Ingredientes da cebola:
3 colheres (sopa) de azeite
3 cebolas fatiadas
1 xícara (chá) de vinho tinto seco

Demais ingredientes:
Queijo minas padrão fatiado
Pão de hambúrguer

Modo de preparo:
Em uma tigela, misture a carne com o azeite e a água. Molde em formatos de hambúrguer e passe numa frigideira em fogo alto até que esteja pronto.

Refogue a cebola em uma panela com azeite em fogo médio. Acrescente o vinho e deixe reduzir por cerca de cinco minutos.

Em um pão para hambúrguer, coloque o hambúrguer pronto e reserve. Pegue a fatia de queijo e doure em uma frigideira em fogo médio. Coloque o queijo dourado sobre o hambúrguer e finalize colocando a cebola ao vinho por cima.

Ingredientes:
100 g de bacon
200 g de alcatra
200 de peito
150 g de cebola roxa
Gengibre a gosto
Molho shoyu a gosto
100 g de shitake
100 g de cogumelo Paris
Rúcula
Mostarda Dijon
1 colher de missô
200 g de batata doce
150 g de queijo gorgonzola
150 g de queijo Gouda
Sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo:
Passe as carnes pelo moedor e misture bem todas elas, ainda sem temperar. Modele a carne em forma de discos, tempere com sal e pimenta-do-reino e leve para grelhar. Numa frigideira, salteie as cebolas com raspas de gengibre e os cogumelos. Adicione o shoyu e o missô. Monte os hambúrgueres com mostarda Dijon e rúcula, cobrindo a carne com cebola roxa e cogumelos. Frite a batata doce no óleo quente. Derreta os quejos e adicione leite para dar ponto ao creme, sirva à parte. 

Modo de preparo:
Vamos começar a receita pela cebola caramelizada. Pegue uma cebola, corte e coloque numa frigideira com manteiga e azeite. Quando ela começar a ficar transparente, junte ½ colher de chá de açúcar e deixe caramelizar bem. Adicione uma pitada de sal e quando estiver bem, bem douradinho, finalize com 2 colheres de chá de molho de soja e 2 colheres de chá de molho inglês. Deixe o molho evaporar, desligue e reserve. 

Para o hambúrguer, corte as peças de carnes e de gordura em cubos. Passe em um processador, para triturar bem. Se sobrar algum pedaço de gordura, corte com a faca. Molde dois hambúrgueres de 200 gramas, com 2 cm de espessura e 12 cm de diâmetro. Grelhe os hambúrgueres e sirva com uma fatia fina de queijo gorgonzola e a cebola caramelizada.