Comida africana: 3 lugares em SP e na Bahia para provar quitutes da África

Episódio do Minha Receita sobre temperos da África indica lugares em São Paulo e na Bahia

Da redação, com Minha Receita

Comida africana: 3 lugares em SP e na Bahia para provar quitutes da África
Comida africana: 3 lugares em SP e na Bahia para provar quitutes da África
Reprodução/Band TV

Quiabo, azeite de dendê, pimenta-malagueta e tantos outros sabores que fazem parte hoje da culinária brasileira são originários de países africanos. No Brasil, alguns lugares preservam as tradições e sabores da gastronomia da África. O último episódio do Minha Receita, especial sobre o tema, mostrou onde provar essas delícias em São Paulo e na Bahia. Confira:

Mama África - São Paulo

O restaurante que fica no Tatuapé, em São Paulo, é comandado pelo Chef Sam, um engenheiro eletrônico de Camarões que morou na Europa, viveu na Argentina e acabou se apaixonando pelo Brasil (e também por uma brasileira). Ele não sabia cozinhar e, assim que se mudou, ligava diariamente para sua mãe pedindo dicas de receitas. Hoje, é referência na cidade quando o assunto é culinária africana. O carro-chefe do seu restaurante é o DG, prato típico do seu país, que leva banana, legumes, frango, azeite de dendê e outras delícias.

Onde: Rua Cantagalo, 230 | Tatuapé - São Paulo


Quilombo de Cordoaria - Bahia

A região em que fica a comunidade quilombola faz parte do turismo de Camaçari, na Bahia, por conta de sua história e gastronomia com influências africanas. Ali fica o Sítio Sucupira, onde a produtora cultural e ativista negra Rose Braga prepara o efó, prato de origem africana que tem uma forte ligação com a cultura indígena.  “Essa comida ajudou a sustentar sses negros que se refugiavam nso Quilombo”, explica. A receita é feita com taioba e acompanha mingau de carimã. Na região é preparado também o azeite de dendê e é onde fica a Casa de Farinha Comunitária, onde acontece o projeto social que incentiva a produção de biju e outros derivados da mandioca. Já deu pra perceber que Quilombo de Cordoaria é um prato cheio para quem ama comida africana, né? A vila, foi que formada por escravos que fugiam, preserva a tradição culinária do povo negro no Brasil. 

Onde: Quilombo de Cordoaria | Camaçari, Bahia


Ocupação 9 de Julho - São Paulo

No prédio que abriga imigrantes e refugiados no centro de São Paulo é onde fica Hortense Mbuyi. Ela era advogada na República do Congo e veio ao Brasil durante a Copa do Mundo. Aqui, encontrou na gastronomia uma nova paixão e mostra o sabor do seu país de origem. “Tudo o que tem aqui tem no Congo, a gente usa de forma diferente só. Nós comemos uma variedade de folhas que o Brasil produz, mas se joga no lixo”, explica. Ela prepara um delicioso matembele, prato típico do seu país, com fufu, uma massa que é tão popular por lá quanto o arroz e feijão é por aqui. De dar água na boca!

Onde: Rua Álvaro de Carvalho, 427 | Bela Vista - São Paulo