Entenda por que a culinária árabe é tão popular no Brasil

Hoje, são 10 milhões de descendentes libaneses por aqui, número maior do que a atual população do Líbano

Da Redação, com Minha Receita

Pratos típicos da culinária árabe fazem sucesso no Brasil
Pratos típicos da culinária árabe fazem sucesso no Brasil
Kelly Fuzaro

A culinária árabe é muito rica, diversa e faz sucesso em todos os continentes. O termo é usado para definir várias culturas gastronômicas de países de todo o mundo árabe, como Iraque, Marrocos, Síria, Líbano e Egito. No Brasil, os primeiros imigrantes vieram, sobretudo, da Síria e do Líbano. Hoje, são 10 milhões de descendentes libaneses por aqui, número maior do que a atual população do país. Só esse dado já explica o porquê de pratos típicos serem tão populares por aqui. 

Assim como mostra o segundo episódio da nova temporada do Minha Receita, a tradição da culinária árabe começou junto com a civilização, na Mesopotâmia, quando o ser humano passou a se dedicar à colheita e à criação de animais que se espalharam pelo Oriente Médio. As receitas geradas por esses ingredientes ganharam o mundo nas rotas desse povo comerciante.

Com a missão de organizar o comércio e integrar os países, os primeiros imigrantes vieram sobretudo da Síria e do Líbano ao Brasil. Hoje, além da esfiha e quibe, ingredientes como pimenta-do-reino, noz-moscada, cravo, canela, azeite e nosso sagrado cafezinho são sabores do Oriente que os árabes trouxeram para esse lado do planeta.

"E a região mais antiga do mundo quando a gente fala de civilização, de 5, 6 mil anos antes de Cristo. Na cozinha árabe se formou um monte de influências, civilizações e impérios”, explica o gastrônomo Rodrigo Libbos. É daí que vem esse equilíbrio de especiarias que atrai pessoas do mundo todo.

Assista ao vídeo e saiba mais.