Diretora de Minha Receita relembra 1º contato com Jacquin: “Medo de ser chamada de vergonha da profissão”

Bruna Leonardi conheceu o chef em 2020 para as gravações do programa; hoje é ela quem dá as broncas quando necessário

Stefani Sousa

Bruna Leonardi e Erick Jacquin se conheceram em 2020 para as gravações de Minha Receita
Bruna Leonardi e Erick Jacquin se conheceram em 2020 para as gravações de Minha Receita
Kelly Fuzaro/Band

Erik Jacquin e Bruna Leonardi começaram a trabalhar juntos no ano passado e se deram bem desde o primeiro minuto. Na época, a diretora-geral de Minha Receita era assistente de direção e, conhecendo a fama do chef, teve medo de suas broncas. “Achei que, ao fazer algo errado, ele poderia brigar comigo como faz com os participantes do MasterChef. Tinha medo de ser chamada de vergonha da profissão”, relembra, bem-humorada, em entrevista ao Portal da Band

Não demorou muito para o receio dar lugar a outros sentimentos e ela passar de fã do francês a admiradora de sua personalidade além das telinhas. “Ele é um cara sensível e muito bem-humorado. Trabalhar com ele é divertido e o clima tranquilo e bucólico do programa deixa tudo mais leve”, revela. 

Hoje, no set de filmagem, a antiga expectativa contradiz a realidade e, às vezes, é ela quem precisa dar algumas bronquinhas em Jacquin. “Tenho que chamar a atenção dele para não falar de boca cheia. Fiz a primeira vez e, agora, sempre que pergunto algo no ponto, ele responde: ‘Minha mãe falou para não falar de boca cheia que é feio.’” Alguém aí consegue imaginar a cena? 

A chefe do chef!

Aos 33 anos, Bruna recebeu a tarefa de coordenar tudo na produção e execução do programa. Experiente na área, começou sua carreira trabalhando em uma escola de teatro e logo migrou para o mercado de filmes publicitários. No currículo, acumula trabalhos em longas-metragens e documentários. Já na TV, iniciou sua trajetória em séries de ficção e, desde 2014, se especializou em assistência e direção para reality shows.

À frente da 2ª temporada de Minha Receita, seu maior desafio até agora estão sendo as externas, momentos de gravação fora da casa do chef, em que ele precisa sair na rua: “Visitamos algumas pessoas e, no caminho, todo mundo quer tirar foto e chegar perto do Jacquin. Em tempos de pandemia, é muito complicado, mas estamos conseguindo contornar”.

Somos cidadãos do mundo e a união de todos os povos no Brasil construiu nossa identidade

Já sobre as alegrias de tudo o que estão filmando e conhecendo da gastronomia migratória no Brasil, o entretenimento e a representatividade de cada episódio a deixam satisfeita com o trabalho realizado. “A temporada explora nossas origens e nos coloca para pensar que somos mais que brasileiros ou estrangeiros. Somos cidadãos do mundo e a união de todos os povos no Brasil construiu nossa identidade.”

Nos bastidores de Minha Receita…

Se você acompanha os programas do Jacquin, sabe que o chef tem um jeitinho só dele de falar. Nas gravações, a diretora já está acostumada com o sotaque, mas, de vez em quanto, as dificuldades aparecem. “Ele é um francês muito brasileiro, então muitas vezes fala palavras em português que eu não entendo. Mas nossa comunicação é muito boa, sempre conto pra ele o que vamos fazer no programa antes de gravar.”

Com a produção a todo vapor,  dois episódios em especial foram significativos para Bruna. São eles o segundo, de cultura árabe [assista aqui] e o de Portugal, que ainda não foi exibido. De acordo com ela, nos dois a equipe visitou famílias que os fizeram se sentir em casa. “Foi difícil ir embora por conta do acolhimento e da comida que ofereceram para o chef e para todos.” Por aqui, seguimos ansiosos para assistir a temporada completa!