Se no passado alguém contasse para o chef Erick Jacquin, 55 anos, que ele se mudaria para o Brasil e 25 anos depois iria estrear seu terceiro programa na televisão, ele certamente duvidaria. No Minha Receita, que estreia nesta quinta-feira, 8, na Band, o chef francês e sua equipe de repórteres vão viajar o País para conhecer os segredos de vários pratos típicos, como feijoada, galinhada e churrasco.
“Sempre falei que seria bom ter um programa na TV, mas nunca me imaginei de fato chegando até aqui. Sinto um grande frio na barriga para o lançamento do primeiro episódio. É uma felicidade e uma coisa diferente, mas também há muita preocupação. Por ser na cozinha e um programa culinário, é a minha praia e eu gosto, mas o primeiro dia é sempre muito especial”, reflete o chef, em entrevista ao Portal da Band.
Nascido em Dun-sur-Auron, uma cidadezinha no interior da França, Jacquin sempre sonhou em ser cozinheiro, mas aparecer na TV e se consagrar como jurado e apresentador foi uma consequência saborosa de bastante trabalho. A receita do sucesso envolve uma trajetória que começou em seu país natal, quando ele ainda era adolescente, e ganha “tompero” brasileiro.
Ele tem tanta familiaridade com o tema que é difícil imaginar que quando chegou no País pretendia ficar pouco tempo. “No início, pensei em morar 3 ou 4 anos, ganhar dinheiro e voltar. Hoje, estou aqui e não vou mais embora. A minha vida é nesse País e não me arrependo.”
Para a nova atração, muitos já questionam sobre o que esperar de Jacquin. Será o jurado que dá broncas e se emociona no MasterChef ou o conselheiro e exigente cozinheiro de Pesadelo na Cozinha? Para ele, não há diferença. “Me sinto bem com tudo isso, mas mantenho os pés no chão e lido com a fama de forma natural. Não me sinto outra pessoa na TV e não faço papel ou um personagem. Sou o mesmo nos três programas, na cozinha, no restaurante e na vida, com a minha família e amigos”, garante.
Visitar o Brasil e descobrir novas receitas acompanhado da esposa, Rosângela, e dos filhos gêmeos é algo que o apresentador costuma fazer normalmente e que agora poderá mostrar ao público. “Sempre sou muito bem recebido e com o Minha Receita não foi diferente. Eu adoro viajar e isso sempre me surpreende, é uma alegria. Hoje em dia está mais difícil, mas, quando posso, vou aos lugares mais simples e aos mais sofisticados. Adoro bares, restaurantes, encontrar os amigos e ir à praia.”
Comida boa, pessoas receptivas e muita energia positiva recheiam os episódios de Minha Receita, que passa a ser exibido toda quinta-feira, às 22h45, na Band. Apaixonado pelo que está produzindo, o chef confia no sucesso do programa e deseja vida longa à atração. “Seria maravilhoso visitarmos a França para mostrar que é um país diferente, do interior e simples. As pessoas acham tudo sofisticado, mas existe uma França normal e caipira. Quem sabe não mostro isso em uma segunda temporada? Vamos ver…”, analisa.
Tamanho carisma, está liberado dizer que Erick Jacquin é quase brasileiro? Ele se considera e promete conquistar ainda mais espaços no país do futebol, do arroz com feijão e do povo hospitaleiro. “No futuro, gostaria de ter um programa diário, algo rápido, mas que tenha conversa e comida”. Nós aprovamos!