Hoje pode

Rocambole de paçoca leva massa de pão de ló e recheio fácil de fazer

Receita da chef Carole Crema tem truque na hora de enrolar; confira abaixo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Rocambole de paçoca leva massa de pão de ló e recheio fácil de fazer
Rocambole de paçoca leva massa de pão de ló e recheio fácil de fazer
Envato Elements

Sabe que dias atrás eu falei muito sobre o pão de ló. Recebi muitas dividas, espero que o pessoal todo que me escreveu tenha ouvido e solucionado as questões. Agora, eu quero contar que o pão de ló, o mesmo que faz o bolo, faz também rocambole! E eu vou dar uma ideia de um rocambole de paçoca. 

Você vai fazer, então, aquele meu pão de ló de sempre: 

  • 5 ovos 
  • 150 g de açúcar 
  • 150 g de farinha de trigo 


Bata os ovos até triplicarem de volume. Junte o açúcar, peneire a farinha de trigo e é isso! Aí, numa forma, aquelas retangulares de, mais ou menos, 30 cm X 20 cm, você vai fazer o seguinte: untar bastante com manteiga. Por cima da manteiga, coloque um papel manteiga. Isso mesmo: é duplamente untado e protegido. Leve o pão de ló para assar nessa forma por, mais ou menos, 20 minutos. É bem rápido, porque vai ficar fininho. 

Quando sair do forno, imediatamente, você vai estender um pano de prato limpo e seco. Vire essa forma com o bolo no pano. Vai sair bem fácil, justamente por causa do papel manteiga. 

Você vai enrolar o pão de ló com auxílio do pano e com o papel, sem recheio mesmo. Parece esquisito, eu sei, é mas é isso mesmo! Isso vai fazer com que o pão de ló esfrie no formato e, depois, tranquilamente, você pode abrir e rechear, que ele não vai mais quebrar.

Então, esse é o truque paro rocambole não quebrar. Mas, isso tem que ser feito com ele quente. Não tem perigo, não queima, é supertranquilo.

Deixe a massa ali, esperando. Enquanto isso, você vai preparar o recheio com ½ lata de leite condensado, ½ lata de doce de leite e, mais ou menos, umas 15 paçoquinhas. Misture tudo. Por fim, adicione uma pitadinha de sal. O sal traz ainda mais sabor da paçoca, fica divino! 

Aí, você vai desenrolar com cuidado, tirar o papel que vai estar no meio, jogá-lo fora e rechear. Enrole de novo e, voilà, você tem um rocambole delicioso de paçoca. Não é divino?

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: