Hoje pode

Pesto de manjericão dura meses na geladeira; aprenda receita clássica

Carole Crema ensina versão original desse molho que é um clássico na culinária e pode ser feito no pilão

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Como fazer molho pesto clássico?
Como fazer molho pesto clássico?
Envato Elements

Sobrou manjericão na geladeira? Pelo amor de Deus, não deixa ele perder não. Vou passar uma receita de pesto clássico, do pesto genovese, que é o clássico dos clássico, tá? Toda vez que você comprar um manjericão, faz um pestinho, guarda num pote na geladeira, ele dura pelo menos uns três, quatro meses, tranquilamente.

Você vai por 50 ml de azeite, uma xícara de folha de manjericão, ou um maço de ervinha — tira do galinho, coloca na xícara e aperta pra ela tá bem prensada ali, senão é muito pouco e vai ficar ralo o seu molho. Adiciona 10g de nozes ou pinoli ou castanha do pará, 20g de queijo parmesão, um dente de alho e meia colher de chá de sal.

Isso tudo você vai colocar dentro de um pote e ir amassando com o pilão. Ou coloca num copo e faz com um mixer ou liquidificador, o bonito é que ele fique bem miudinho para guardar depois que você usar. E mantenha sempre uma película de azeite ou de óleo por cima para ele não ressecar porque se ele ressecar, vai ficando escuro, escurecendo as folhas e não é tão legal, tá bom? 

E não esqueça que você pode me ajudar a preparar essa coluna mandando dúvidas, receitas que você quer aprender, pedindo sugestões pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou nas redes sociais @carolecrema.