Hoje pode

Palmitos pupunha, juçara e de açaí: descubra a diferença entre eles

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Palmitos pupunha, juçara e de açaí: descubra a diferença entre eles
Palmitos pupunha, juçara e de açaí: descubra a diferença entre eles
Folha Press


Se você for como eu, louca ou louco por palmitos, já deve ter notado que existem, pelo menos, três tipos de palmito disponíveis no mercado: o pupunha, o juçara e o açaí. Mas, você sabe as diferenças entre eles?

O juçara e o açaí, assim como todos os outros, são naturais da mata Atlântica, mas ambos, uma vez cortados, suas árvores, que levam cerca de 8 anos para amadurecer, não crescem mais. Por isso, essas plantas começaram a extinguir. 

Já o palmito pupunha, que é tão gostoso quanto os dois acima, cresce em dois anos e como a bananeira, cada vez que um deles fica maduro e pode ser extraído, ele brota sozinho outra planta, ou seja, há sempre renovação.

Os três são supersaborosos, mas se a gente quiser cuidar do meio ambiente, é preciso dar preferência ao palmito pupunha. Ele tem sabor suave, adocicado – é o mais adocicado de todos – e o maior deles também, assim como o mais macio.

O juçara é um pouquinho mais vistoso e carnudo, enquanto o açaí também é macio e bem suculento, porém o menorzinho dos três. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.