Hoje pode

Criação da Carole Crema, bolo de panetone é feito com pão de ló e frutas cristalizadas

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Bolo de panetone é feito com pão de ló, creme de confeiteiro e frutas cristalizadas
Bolo de panetone é feito com pão de ló, creme de confeiteiro e frutas cristalizadas
Unsplash


Panetone. Nesta época do ano, a gente já começa a vê-lo em tudo o que é lugar. Aí, eu tive uma ideia, vamos ver se vocês gostam. Seguinte: pegar um pão de ló simples e fazer, com ele,  um bolo de panetone. 
 

Fazer o panetone em casa é difícil, precisa de fermentação longa – o ideal até é que ela seja natural. Por conta de ele ser grande, tem que ter uma temperatura de forno boa, não pode assar demais, nem de menos. Aí, quando saí do forno tem que virar de cabeça para baixo, enfim... é uma confusão. Então, inventei essa receita de bolo de panetone.
 

Leia também:
Rabanadas de Coco


Comece fazendo o pão de ló normal. A minha receita leva 5 ovos, 150 gramas de açúcar e 150 gramas de farinha de trigo. Feito o pão de ló, faça um recheio, que é um creme de confeiteiro. Então: 3 gemas, 1 xícara de leite, 3 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Pode misturar tudo e fazer um mingalzão de gemas bem gostoso. No final, coloque essência de panetone, que você encontra para comprar em casas de itens de confeitaria, e as frutas cristalizadas. Pode adicionar um pouco de uva-passa, também, se quiser, assim como amêndoas, castanhas e pistache.


Ah!, o grande segredo é deixar essas frutas cristalizadas e secas marinando no licor de laranja de um dia para o outro, tá?


Corte o bolo, coloque uma camada generosa desse creme e bastante dessas frutas. E monte, então, esse bolo de panetone. A finalização pode ser um chantilly batido, ou pode bater só um açúcar por cima que, também, fica bárbaro.  


E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.