Gente, a Marília me escreveu, é até uma pergunta parecida com a da Luciana, que eu respondi também essa semana, que é sobre frutas secas.
Ela disse o seguinte, que ela me ouviu comentando sobre hidratação, né, da uva-passa, que ela adora, ela comprou bastante e não usou, então foi ficando. E aí quando ela foi usar, ela viu que estavam açucaradas. É normal, tá gente?
Por quê? Mesmo depois que a gente compra, ela continua secando. E o açúcar vai aparecendo entre aspas. Aí o que que ela falou: ah, se ela vai hidratar, ela tem que usar. Aí ela disse eu posso hidratar e guardar? Não.
Marília, é o seguinte... A fruta seca é um processo que inicialmente, lá, quando ele foi sei lá inventado ou descoberto ou começou, era um processo desenvolvido pra preservar essa fruta.
Então eu como a uva fresca na época da uva e eu guardo o excedente da uva para usar durante o ano de uma maneira que ela vá durar. Como ir hidratando? A desidratação quando você tira a água de um alimento você imediatamente interrompe o risco desse alimento começar a estragar pra justamente ele durar.
A hora que você hidrata, que é devolver a água imediatamente, essa uva-passa, esse produto passa a estar perecível. Então é perigoso. Então o que que isso quer dizer? Hidratou a uva passa? É pra usar na mesma hora.
Então o que que você pode fazer? Já que você tem bastante? Ela diz que quando está açucarada não é legal por exemplo pra por na salada. Concordo. Então, ah, eu vou usar esse punhado. Pega um punhadinho pra salada.
Esse punhado você dá uma leve hidratada, enxágua, dá uma hidratadinha. Depois pra tirar esse excedente de água você pode secar na frigideira ou no forno, sem óleo, sem nada, só pra tirar o excesso de água e aí usa na salada.
Então, só hidrate ao usar, porque assim você devolve a umidade e você deixa esse produto novamente perecível. Se você já hidratou tudo, congela. Aí não dá mais pra deixar na temperatura ambiente senão ela vai embolorar. Pode mofar e aí não é legal. Beleza?
Será que eu te ajudei Marília? Muito obrigada, viu? Um beijo grande pra você. Você que ainda não me pediu: peça a receita, me manda aí o seu e-mail que eu adoro, fico feliz em poder responder.
Sempre pelo hojepode@bandnewsfm.com.br ou nas redes sociais pelo @carolecrema. Participe!