Carole Crema

Como fazer um empanado crocante? Chef de cozinha ensina truques

Carole Crema explica três tipos de empanamentos para deixar os alimentos ainda mais gostosos; aprenda

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Saiba como fazer um empanado crocante Envato Elements
Saiba como fazer um empanado crocante
Envato Elements

Hoje vou falar um pouquinho sobre empanamento. Fritura é a coisa mais gostosa que tem. A fritura, quando tem o empanamento, deve ser feita por imersão em óleo. Tem gente que fala ‘ai, Carole, não queria consumir tanto óleo’, mas não tem jeito. Inclusive, quanto maior a quantidade e quanto mais quente estiver, menos óleo o seu empanado vai absorver. Use, no mínimo, um litro de óleo a cada fritura.

Vou falar sobre três tipos de empanamento que você pode fazer. Primeiro, o empanamento clássico, com a casca mais grossa. Primeiro, eu seco o alimento, que pode ser uma berinjela, uma abobrinha, um bife… Não vale empanar e fritar algo muito grande, já que o empanamento é um método muito rápido de cozimento. Passe na farinha de trigo; depois, no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca. E frito. A fritura tem que acontecer imediatamente. Caso contrário, o bife começa a soltar água e estraga o empanamento. Empane e frite.

Outro empanamento que eu adoro fazer é com ovo e farinha de rosca ou farinha panko. É uma farinha japonesa que tem uma crocância a mais. Passo só no ovo e na farinha. O alimento não fica com uma casca grossa, mas fica bem crocante.

O último, que eu também adoro, é o que a gente chama de massa mole, que é o estilo do tempurá. Então, pegue uma xícara de farinha de trigo, água, um ovo, sal, pimenta-do-reino e um pouco de salsinha e queijo parmesão. Faça uma massinha que não seja muito dura. Coloque água até você sentir que ela está líquida o suficiente para grudar no alimento sem escorrer. Mergulhe o camarão, por exemplo, nessa massa mole e leve para fritar.

Três empanamentos bem diferentes e deliciosos para fazer de vez em quando!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe! 

Mais notícias

Carregar mais