O livro “À Mesa com Clarita e Cidinha”, de Andréa de Magalhães Matos, traz histórias sobre os momentos deliciosos à mesa – a gente sabe que são os mais gostosos – de uma família mineira. É muito lindo, todo ilustrado, e divide as receitas pelos meses do ano. Selecionei uma para compartilhar, com a licença da Andréa, que é uma compota de pera.
É preciso de 20 peras pequenas, suco de dois limões, duas folhas de gelatina incolor e duas folhas de gelatina vermelha. Se você não achar gelatina em folhas, cada duas folhas correspondem à uma colher de chá de gelatina em pó. Pegue, também, duas xícaras de chá de açúcar, 10 cravos da índia e uma dose de licor de laranja.
Prepare uma calda de açúcar: em uma panela, coloque o açúcar com meio litro de água e deixe ferver – não precisa mexer. Esprema os dois limões em um pote com água. Descasque as peras, corte-as ao meio e tire o miolo. Molhe as frutas com a água com limão para que elas não escureçam.
Quando todas as peras estiverem descascadas, verifique o ponto da calda – ela precisa estar bem forte e grossa um pouco antes de começar a escurecer. Coloque as peras em uma tigela. O que sobrar do limão, use para derreter a gelatina. Junte a calda, os cravos e o licor. Misture tudo e coloque por cima das peras.
Deixe-as descansando de um dia para o outro e aproveite. A compota fica maravilhosa!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!