Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.
Todo mundo gosta de cozinhar com ervas frescas, né? Mas como a gente acaba comprando no mercado, elas ficam velhas mais rápido. Então, é interessante aprender esse truque para conservar e durar mais tempo na sua geladeira.
A primeira dica é para o manjericão. É só retirar todas as folhinhas e colocar no liquidificador ou processador. Pode bater essas folhas com um dente de alho e o suficiente de azeite para formar uma pasta verde. Se você quer que fique com uma cor mais verde, é só colocar um pouco de salsinha junto que funciona. Após bater, é só colocar em um vidro, fazer uma película de azeite ou óleo por cima, tampar e colocar na geladeira. O correto é você sempre fazer essa camadinha de óleo sempre que utilizar porque é isso que protege para não estragar.
Tomilho fresco e orégano são folhinhas pequenas e bem delicadas. Você vai desfolhar, misturar com óleo e colocar na geladeira. Toda vez que pegar, tire o excesso de óleo. No final, você pode até utilizar esse óleo para cozinhar alguma coisa.
Salsinha e cebolinha: você pode picar tudo e levar para o congelador, elas não vão ficar pretas. O segredo para a salsinha não ficar toda melecada na hora do corte é lavar e secar muito bem as folhas antes de picar. Se você fizer isso, o corte vai ficar limpo, bem sequinho e com todo o sabor. Feito isso, é só colocar em um potinho bem fechado e colocar no freezer. A salsinha fica gostosa para uso até dois meses. Esses truques fazem com que as ervas durem mais e fiquem mais gostosas na hora de cozinhar.
Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!