A caponata pode ser um aperitivo, como aqueles que a gente gosta de comer com pãozinho, pode ser misturada em uma massinha cozida, virando prato principal, ou ser um acompanhamento maravilhoso para um peixe e filé de frango. E, sabe o que é bom? Ela dura um montão na geladeira, cerca de três semanas.
Separe 4 ou 5 colheres de sopa de azeite, 1 cebola, 1 ou 2 dentes de alho, 2 berinjelas, 1 pimentão (se você quiser), 3 tomates e 1 abobrinha. Você também vai precisar de uva passa branca, um pouco de azeitona verde picadinha, 1/2 xicara de chá de vinagre de vinho branco, 1 raminho de tomilho, sal e pimenta-do-reino a gosto.
O jeito mais fácil de fazer é na frigideira, como se fosse um refogado. Comece aquecendo o azeite, frite a cebola, o alho e pimentão, e dê uma fritada. Adicione abobrinha, berinjela e, no final, o tomate. Refogue bem.
Quando tudo estiver bem refogado, abaixe o fogo e junte o vinagre, as uvas passas e a azeitona. Tempere e abafe com uma tampa.
Se você tiver preguiça de usar o fogão, pode fazer no forno. Comece cortando todos os legumes. Tempere com sal, pimenta e azeite. Distribua em uma assadeira e leve ao forno para dourar.
Após dourar, regue com o vinagre, adicione as passas e cubra com alumínio, deixando descansar.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.