Hoje pode

Sticky toffee pudding: bolo de tâmaras leva apenas 20 minutos para ser preparado

Chef Carole ensina receita inglesa famosa: sticky toffee pudding é um bolo de tâmaras com calda de caramelo; veja passo a passo

Carole Crema com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Receita inglesa fica pronta em 20 minutos
Receita inglesa fica pronta em 20 minutos
Envato Elements

Vocês conhecem o sticky toffee pudding? É um bolo que tem como principal ingrediente as tâmaras, adoçado praticamente de maneira natural e fica bem gostoso! Na Inglaterra, é servido com caramelo e isso justifica o nome — ele fica "grudentinho".

Dá pra servir num lanche delicioso, é bolinho leve e saudável, perfeito para o café da tarde. Anote a receita: 30 g de uva passa (eu gosto daquela clarinha porque ela é mais azedinha), 30 g de damasco seco e 30 g de tâmara seca sem semente. 

Bata tudo isso no processador junto com uma colher de chá de fermento e três colheres de farinha de trigo, no total. Nessa receita, a gente vai usar 150 g de farinha. Então, pega 50 g, bate e as outras 100 g você guarda, combinado? 

Feito isso, retire do processador o purezinho que se criou e misture também 30 g de açúcar mascavo, uma colher de sopa de melado ou mel. Coloque os outros 100 g de farinha, um ovo e duas colheres de sopa de manteiga.

Acrescente 140 ml de água quente — é bom porque vai ajudar a soltar tudo isso e fazer uma massa bem gostosa! Misture bem essa massa mais molinha e coloque em uma forma. Leve para assar em forno pré-aquecido a uns 200°C. Pode por mais altinho mesmo e asse por mais ou menos uns 20 ou 25 minutos. 

Quando retirar do forno, você pode polvilhar com um pouquinho de açúcar mascavo. Se preferir, pode ser um pouquinho de melado de cana ou fazer um caramelo e colocar por cima. É bem gostoso e diferente, fica com um sabor profundo das frutas com mascavo. Eu tenho certeza que você vai amar!

Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!