Hoje pode

Ama café? Aprenda a fazer bolo recheado com o ingrediente

A chef confeiteira Carole Crema ensina como preparar um bolo diferente e delicioso; confira o passo a passo

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Saiba como fazer bolo de café
Saiba como fazer bolo de café
Envato Elements

Só consigo falar de bolo, mas eu amo esse bolo de café! Você sabia que café é um ingrediente maravilhoso para a confeitaria? Ele também funciona superbem em alguns pratos da cozinha salgada – e a gente acaba esquecendo disso! Estamos tão acostumados a tomar o cafezinho, não é? Mas coloque no bolo, é muito bom! Aqui, na verdade, é o recheio que leva café.

É uma massa muito simples: quatro ovos, uma pitada de sal, ? de xícara de açúcar, uma colher de essência de baunilha, ? de xícara de farinha de trigo (bem pouquinho mesmo) e ? de xícara de chocolate em pó. Uma massa bem levinha!

Bata os ovos com o açúcar de uma vez até ficar muito aerado e fofo. Aí, peneire a farinha de trigo junto com o chocolate em pó fora da batedeira, incorpore bem e, por fim, adicione a baunilha. Coloque a massa em uma forma com 17 cm de diâmetro, untada só no fundo, e leve para assar no forno a 200°C. Deve assar em 20 minutos porque é uma massa leve que assa bem rápido.

Enquanto isso, prepare o recheio e cobertura de café. Pegue duas colheres (sopa) de café solúvel e duas colheres (sopa) de água – pode ser água fria. Dissolva o café na água e misture uma lata de leite condensado com duas colheres de manteiga e faça um brigadeiro de café. É delicioso! Cozinhe, mexa bem, e desligue quando chegar no ponto de brigadeiro. Desligue o fogo, deixe esfriar um pouquinho e, para virar recheio, misture ½ xícara de farinha de amêndoas ou nozes e uma xícara de queijo mascarpone ou cream cheese – os dois funcionam igual. Misture bem. Está pronto o seu recheio.

Corte o bolo no meio. Coloque metade como recheio; a outra, use como cobertura. Faça esse bolo, é delicioso. Você vai amar!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!