Fiz um prato superlegal e superdiferente na churrasqueira. É uma daquelas comidinhas deliciosas para comer com os amigos de pouquinho em pouquinho. Chama-se arais, uma receita armênia. É como se fosse um x-burguer armênio, uma delícia.
Compre o pão pita, que é o pão árabe pequeno, acho que é mais fácil para trabalhar – o grande fica meio torto. Vamos para o recheio? Bata no liquidificador ou no processador os seguintes ingredientes: 1 ½ cebola, 1 tomate, folhas de hortelã, um pouco de zátar, suco de limão, tempero árabe, que pode ser a pimenta síria ou mistura para quibe, e sal. Misture bem todos esses temperos. O importante é a carne ficar bem saborosa.
Misture com a mão os temperos em 1 kg de carne moída. Em seguida, rale a muçarela. E como se monta o sanduíche? Abra o pão no meio – tem que ter bastante paciência para ele não quebrar – e coloque uma pequena quantidade de muçarela. Bem pouquinho, tá? Não exagere. Adicione uma camada bem fininha da mistura de carne no pão e aperte bem com a mão. Feche o pão e faça na churrasqueira.
Você também pode fazer eu fiz na grelha, na boca do fogão, e também ficou supergostoso. Como a carne é fininha, ele cozinha bem rápido, mas o importante é que você deixe bem dourado por fora para ficar crocante e, obviamente, cozido no meio. Arais é uma delícia. Experimente, você vai adorar!
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!