O renomado The Best Chef Awards incluiu 17 brasileiros na lista melhores chefs do mundo de 2024. Em mudança histórica, a oitava edição do prêmio, que teve cerimônia nesta quarta-feira (6) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, distribuiu facas (literalmente) como sistema de reconhecimento — seguindo os passos das estrelas do Guia Michelin.
A avaliação é pautada nos atributos qualitativos do chef de cozinha, que recebem de uma a três facas. Nesta edição, 550 chefs foram reconhecidos nas três categorias. Por divisão, 97 chefs ficaram com três facas; 177 com duas e 276 chefs com uma.
O selo de três facas, que aponta para chefs de maestria de alto nível, foi para dois chefs brasileiros: Manu Buffara, do Manu, em Curitiba, e Alex Atala, à frente do D.O.M. e do Dalva e Dito, em São Paulo.
A chancela de duas facas, que indica chefs de status de nível mundial, foi para sete brasileiros. Alberto Landgraf, do Oteque, no Rio, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que estão por trás do restaurante Origem, em Salvador; Ivan Ralston, chef do Tuju, em São Paulo; Jefferson Rueda, d’A Casa do Porco, em São Paulo;Janaína Torres, do restaurante Dona Onça, em São Paulo e Rafa Costa e Silva, do Lasai, no Rio.