Deu vontade de comer esfiha e vai fazer em casa pela primeira vez? Saiba que todo cuidado é pouco no preparo da massa, que deve ser leve e muito fofinha. O chef de cozinha Rogério Holanda, do Melhor da Tarde, revela o segredo da massa perfeita. Assista ao vídeo acima e descubra!
O segredo da massa da esfiha perfeita é um só: não deixe a massa descansar. “Faça a massa e asse na hora. Se você deixa a massa descansar e crescer, o fermento morre. Aí, fica uma esfiha seca e ‘solada’ demais. A fermentação dessa massa é muito rápida”, explica o chef.
Então, procure adiantar o preparo do recheio e preocupe-se em levar a sua esfiha para o forno assim que ficar pronta. Abaixo, você confere a receita completa de Rogério Holanda:
Ingredientes
Massa
- 500 g de farinha de trigo
- 300 ml de água
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 10 g de fermento biológico fresco
Recheio
- 200 g de muçarela
- 100 g de calabresa ralada
- 100 g de requeijão bisnaga
Calda
- 100 g de gergelim branco
- 10 ml de melaço de cana
- 200 ml de água
Modo de preparo
Massa: Em uma vasilha, misture todos os ingredientes da massa e sove bem até obter uma massa uniforme e bem lisinha. Corte em bolinhas de 50 gramas e abra com a mãos, formando um disco. Reserve.
Recheio: Misture todos os ingredientes. Coloque essa mistura no centro da massa e junte as bordas, fechando o disco. Passe a massa na calda do melaço e, em seguida, salpique gergelim. Com as mãos, faça o formato de esfiha. Coloque todas as esfihas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200°C até dourar.