Qual a diferença entre panetone artesanal e industrial?

Band Receitas visitou uma fábrica para entender o processo de produção da iguaria natalina

Da Redação

A gente sabe que o Natal está batendo na porta quando as prateleiras ficam lotadas de panetones e chocotones. Entre pavês e rabanadas, os panetones são queridinhos e costumam acompanhar as famílias não só na ceia, mas todo o mês de dezembro. 

Mas, afinal, existem diferenças entre aqueles os panetones artesanais e industrializados? Sim! Veja abaixo:

Panetones e chocotones industrializados

Tudo começou com o sabor tradicional; depois, veio o panetone com gotas de chocolate. Nos últimos anos, as variações se multiplicaram: dos trufados aos salgados, existem opções para todos os gostos.

Band Receitas visitou uma fábrica de chocolates que vende panetones e chocotones, localizada em Itapevi (SP), para entender como é o processo de produção dessas iguarias natalinas. 

Descobrimos que mais de 1600 pessoas trabalham para colocar os pães doces nas prateleiras. Para dar tudo certo, o planejamento começa bem antes de dezembro – na fábrica, o Natal não tem fim.

Depois que um produto é desenvolvido, é preciso fazer pesquisas, análises, estratégias e muitos testes. Ou seja, além de ter certeza de que o produto é bom, é necessário encontrar a matéria-prima perfeita e fornecedores que suportem as demandas de uma fábrica. O que é diferente, por exemplo, com produtores artesanais e menores. 

Em uma fábrica, todo processo de produção da massa de panetone dura cerca de 36 horas. Depois desse período, o pão é assado. Contudo, o tempo do processo de recheio varia.

E por mais que a receita seja “simples”, é preciso muito cálculo matemático, análises físico-químicas e microbiológicas para que todos os processos da produção da massa funcionem bem. 

Panetones e chocotones artesanais

Em casa, é possível fazer o pão em cerca de duas horas, mas a excelência é determinada conforme a qualidade dos produtos escolhidos. Uma massa gostosa, a qual é o diferencial de um bom panetone, deve ser leve, aerada e derreter na boca. Ou seja, as massas esfarelentas, duras e secas são consideradas ruins. 

Especialistas afirmam que os produtos feitos em grandes fábricas tem sabores artificiais, e podem perder na qualidade e no sabor, mas, ainda assim, os mesmos podem agradar muitos paladares. 

Uma grande diferença é a validade desses produtos, isso porque, os pães caseiros duram até cinco dias em boas condições. E também podem ser uma opção mais econômica! Veja como fazer um chocotone em casa

Ingredientes:

1 xícara(s) de chá de farinha de trigo

100 grama(s) de fermento biológico fresco

1/2 xícara(s) de chá de água

1 colher(es) de sopa de açúcar

200 grama(s) de manteiga (temperatura ambiente)

2 colher(es) de sopa de mel

8 gemas

2 colher(es) de sopa de essências misturadas (panetone, chocolate)

1 colher(es) de café de anti mofo

1 colher(es) de café de melhorador de farinha

1/2 colher(es) de café de sal

7 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo

2 xícara(s) de chá de gotas de chocolate forneáveis

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma vasilha, misture, cubra com um filme plástico e deixe fermentar por 20 minutos em temperatura ambiente. Coloque esta esponja em uma batedeira, acrescente o restante dos ingredientes e misture em velocidade mínima. Em seguida aumente a velocidade e deixe bater por 5 minutos. Acrescente as gotas, misture, divida a massa em 3 pedaços e coloque cada pedaço dentro de um cartucho de papel forneável. Deixe fermentar novamente até chegar na altura da borda do cartucho e leve ao forno médio (180ºC) por 45 minutos, abaixe a temperatura para (150ºC) e deixe por mais 20 minutos aproximadamente ou até que fique dourado.

Qual é a diferença entre chocotone e panetone?

A principal diferença da receita original é a substituição das frutas por gotas de chocolate. Quem pensa que a opção tradicional é mais saudável se engana, já que os valores calóricos das sobremesas são semelhantes. A massa é a mesma, o que muda é o recheio. Há também opções de chocotones trufados e recheados.

Tópicos relacionados

Mais notícias