Espumante e champagne fazem parte das comemorações de Ano-Novo – o momento de estourar a garrafa à meia-noite é um clássico do Réveillon. Nas festividades, algumas pessoas podem se confundir pela aparência e até pelo sabor, mas as duas bebidas são diferentes.
O sommelier Renato Lutgens, da Casa Flora, explica as características principais do espumante e do champagne. A importadora oferece rótulos especiais para o fim de ano, perfeito para quem deseja investir em vinhos.
Saiba a diferença entre espumante e champagne
Segundo o especialista, as bebidas se diferenciam pelo processo de fermentação. “Vinhos espumantes são bebidas fermentadas a partir da uva. Eles passam por uma segunda fermentação, que ocorre dentro do tanque e gera a gaseificação. Esse processo se chama charmat – é um método mais barato e de grande escala que barateia a bebida em termos de compra, mas que mantém a qualidade”, explica Lutgens.
Já o champagne é o vinho espumante produzido exclusivamente na região de Champagne, na França. Ou seja, não existe champagne em qualquer outro lugar do mundo. Por lá, o processo de fermentação da bebida é diferente. “Já no método tradicional realizado na região de Champagne, a segunda fermentação acontece dentro da garrafa”, diz o sommelier.