Quais as diferenças entre arroz integral e arroz branco? Descubra aqui

Da redação

O arroz é formado por três partes básicas: a casca, o farelo e o grão
Envato Elements

Um dos cereais mais consumidos em todo o planeta, o arroz está presente na alimentação diária do brasileiro. Rico em carboidratos, o produto representa uma ótima fonte de energia, fornecendo proteínas, vitaminas, minerais e baixo teor de lipídios. 

No entanto, você sabe qual a diferença do arroz integral para o arroz branco? Para entender a diferença entre eles, é preciso conhecer a composição do cereal. O arroz é formado por três partes básicas: a casca, o farelo e o grão. 

A casca é composta por duas folhas modificadas e corresponde a cerca de 20% do peso final. O farelo é a camada logo abaixo da casca e é considerado a parte mais nutritiva, pois é formado pelo gérmen, pericarpo, tegumento e uma camada de proteína chamada aleurona. Já o grão propriamente dito é o endosperma do arroz, rico em amido. 

O arroz branco que consumimos é passado por um processo que garante seu descascamento e polimento. Isto é, ele perde a casca e o farelo junto com diversas vitaminas, fibras e minerais. Em compensação, o grão de arroz aumenta seu tempo de armazenamento. 

O polimento muda a aparência do arroz, suaviza o sabor e amacia os grãos. Geralmente, o alimento também recebe adição de ferro e de vitaminas para compensar parte das perdas durante o processo de polimento. No entanto, ele continua rico em carboidratos e pobre em proteínas. 

Já o arroz integral não passa por esse processo de polimento, apenas pela descasca. Sua coloração mais escura se deve à camada de farelo que se manteve. Desta forma, tem-se um arroz mais rico em fibras, proteínas, ferro, fósforo, cálcio e vitamina do complexo B. 

Outra diferença entre os dois tipos de arroz é o índice glicêmico. Por possuir um índice glicêmico menor, o arroz integral demora muito mais para ser convertido em açúcar no sangue. Isto faz com que as pessoas se sintam mais saciadas por mais tempo, ajudando quem quer emagrecer. 

O arroz integral requer mais tempo de cozimento e possui uma textura fibrosa, além de ter um sabor mais amendoado. O ideal antes de cozinhá-lo é deixá-lo de molho por, pelo menos, seis horas em uma solução de água com duas colheres de vinagre. 

Aprenda a fazer vários tipos de arroz: 

Mais notícias