A alimentação da mãe influência na composição do leite materno. Por isso, durante esse período é aconselhável ter cuidado com a dieta. Segundo a nutricionista Laís Epifanio Machado, as mulheres que amamentam não necessitam cortar alimentos do cardápio, mas se perceberem algum efeito no bebê (geralmente, produção de gases), é recomendável deixar de consumir o ingrediente para testar e descobrir se ele é o responsável.
“É recomendável que as mães sempre façam acompanhamento nutricional e observem o impacto dos alimentos no bebê em vez de fazerem restrição alimentar sem necessidade, visto que isso pode gerar consequências na disponibilidade de nutrientes e na produção de leite, explica.
Após o teste, caso os sintomas da criança melhorem substancialmente com a retirada do alimento e piorem com a sua reintrodução, deve-se evitar o seu consumo.
Aqui, ela lista os alimentos que mais podem desenvolver reações nos bebês e aumento da produção de gases, estão:
Leite de vaca
Por ser importante fonte de cálcio, recomenda-se que seja consumido durante a amamentação, mas é importante ficar atento se a criança tiver alguma reação ou até mesmo desenvolver alergia à proteína do leite de vaca. Outros alimentos que são fonte de cálcio e podem ser utilizados além do leite são vegetais verde escuros (couve, espinafre), tofu, brócolis, gergelim, grão de bico, chia, aveia, linhaça e amêndoas.
Chocolates, café e refrigerantes
Esses alimentos são fontes de cafeína e, de acordo com alguns estudos, a substância pode ser transferida para o leite materno, mas não a ponto de prejudicar o bebê se consumidos com moderação. Em excesso, podem afetar o sono da criança.
Alimentos condimentados
Sabores condimentados, como o alho e molhos prontos, podem alterar o cheiro e o sabor do leite materno, mas de uma maneira muito sutil.
Peixes e frutos do mar
O consumo de peixe por nutrizes é benéfico para os bebês devido ao aumento de ácidos graxos essenciais (ômega 3) que são importantes no desenvolvimento cerebral da criança. Porém é cuidado é redobrado. Deve-se tomar cuidado com a procedência do peixe devido à exposição ao mercúrio e outros contaminantes.