Pudim quebrado também pode ser uma bela sobremesa
Envato Elements
Quem deu a dica foram os chefs Edu Guedes e Renato Pires, que confessou errar o pudim com mais frequência só para usar a técnica. O segredo deles? Bater o pudim no mixer e servir na taça com chantilly por cima.
“Fica um pudim em forma de creme. É super leve, dá para usar como recheio de bolo, de torta e até para carolina e bomba”, sugere Renato. Você pode bater um chantilly do próprio creme de leite fresco para ficar mais suave ou misturar com mascarpone.
E o truque não vale somente para o pudim: “Se fizer manjar e ele quebrar na hora de desenformar, fique calmo e coloca na taça", recomenda Edu. Se não tiver mixer em casa, pode partir para o liquidificador.
Como desenformar certo o pudim?
- Para os que gostam do pudim clássico, redondinho e brilhantes em cima de um belo prato ou travessa, anota essas dicas:
- Nada de pressa: o pudim deve estar totalmente frio para ser removido da forma.
- Esquente a forma na chama do fogão ou em banho-maria rapidamente antes de desenformar. Isso faz com que a calda amoleça e facilita o processo.
- Passe uma faca sem ponta ao redor da forma e vire sobre o prato de servir, sem medo: quando o ar entrar na forma, o doce descola.