Receitas

Pode colocar comida quente na geladeira? Especialista responde

O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, desvenda mito e explica como armazenar os alimentos no eletrodoméstico

Da Redação

Pode colocar comida quente na geladeira? Especialista responde
Pode guardar comida quente na geladeira? Dr. Bactéria explica
Envato Elements

Você já ouviu dizer que guardar comida quente na geladeira estraga o eletrodoméstico? O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, explica que essa é uma crença popular e que você pode, sim, guardar alimentos quentes na geladeira. Saiba mais abaixo!

“Pode colocar alimento quente na geladeira, sim, sem problemas, mas não pode tirar do fogo e colocar na geladeira”, explica Dr. Bactéria. Segundo o especialista, você deve tirar o alimento da panela e colocar em outro recipiente – de vidro, preferencialmente. Deixe o recipiente destampado na geladeira por duas horas. Depois, você pode isolar o pote com a tampa.

O biomédico explica por que é importante deixar o recipiente aberto na geladeira por duas horas antes de tampá-lo: “A geladeira é uma caixa que tem um compressor que fabrica vento. Esse vento é gelado e mais pesado que o ar quente. Ele desce e rouba o calor. Se você coloca o alimento quente tampado na geladeira, o vento frio bate na tampa, transferindo para a tampa a responsabilidade de refrigerar o alimento.”

Dessa forma, o alimento não é refrigerado corretamente e a tampa fica cheia de gotinhas de água, que podem estragar o alimento e, consequentemente, causar uma infecção alimentar. 

Alimento destampado causa mau cheiro na geladeira?

Vai seguir a dica do Dr. Bactéria? Não se preocupe, o alimento destampado não vai deixar mau cheiro na sua geladeira. Aqui, o bicarbonato de sódio é o seu aliado para prevenir que odores tomem conta do eletrodoméstico.

“Coloque uma xícara de café de bicarbonato em pó no fundo da primeira prateleira da geladeira. Esse bicarbonato absorve os odores. Uma vez por mês, mexa nesse bicarbonato. A geladeira não vai pegar o cheiro de nenhum alimento”, finaliza o expert.

Mais notícias

Carregar mais