Dicas

O que são alimentos reimosos? Entenda

Consumo excessivo aumenta chances de inflamações no corpo, atrapalhando mecanismo de defesa e processos de cicatrização

Bruna Berti

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Biscoitos são alimentos reimosos
Envato Elements

O termo é pouco usado atualmente e muitas pessoas não possuem o conhecimento sobre ele, porém, alimentos reimosos são como são chamadas as comidas com poder inflamatório na pele. Com alta concentração de proteínas, gorduras, óleos refinados e açúcares, esses alimentos são reconhecidos por causarem reações diversas no organismo, como coceiras, irritações, ardências e atrapalhar processos de cicatrização. 

Entre estes alimentos, encontramos biscoitos, chocolates, bebidas alcoólicas, refrigerantes, açúcares, frituras, embutidos e carnes gordurosas. Porém, segundo a nutricionista Michele Abreu, não existem comprovações científicas de que certos alimentos considerados reimosos, como a carne animal, sejam, de fato, inflamatórios.

As inflamações nada mais são do que mecanismos de defesa do nosso corpo. Quando ingerimos estes alimentos com alto poder inflamatório, eles sofrem reações químicas que produzem substâncias tóxicas ao organismo, gerando um ambiente propício para inflamações. 

Para que haja um bom processo de cicatrização de ferimentos, tal como uma saúde livre de inflamações internas, a especialista explica que a alimentação equilibrada é fundamental, consumindo quantidades adequadas de proteínas e calorias. O consumo de açúcares e carboidratos em excesso, por exemplo, eleva o nível de insulina no sangue, além de serem digeridos de forma mais lenta, o que dificulta os processos de defesa do organismo.

3 receitas anti-inflamatórias da Mariana Peil, chef funcional

Saladinha fresh


Ingredientes

Mix de alfaces, com rúcula e agrião
1 unidade de manga pequena
3 colheres de sopa de mel
100 g amêndoas defumadas
2 folhas de couve crua
Suco de 2 limões Taiti
Sal
Azeite de oliva

Modo de preparo

Comece juntando o mel e as amêndoas em um recipiente, misture bem e reserve. Higienize as folhas, retire os talos das folhas de couve e corte em tirinhas finas. Tempere com o suco de limão e sal. Descasque a manga e corte em cubos médios ou tiras. Misture as folhas, a couve temperada, a manga e tempere com azeite. Na hora de servir, com auxílio de uma colher, distribua as amêndoas embebidas em mel por cima das folhas.

Suco de chá verde


Ingredientes

Chá verde
2 rodelas abacaxi
Suco de 1 limão
Hortelã

Modo de preparo

Faça uma infusão com o chá verde, coe e refrigere. Corte as rodelas de abacaxi e higienize as folhas de hortelã. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem.

Poke


Ingredientes

200 g atum em cubos
1/4 abacate em cubos
Suco de 1 limão
Azeite
Sal
5 g pimenta-dedo-de-moça
1/4 manga em cubos
100 g quinoa

Modo de preparo:

Cozinhe a quinoa com água fervente e tempere com sal. Tempere os cubos de atum com sal e azeite. Em um recipiente, junte o abacate, a manga, a pimenta dedo de moça, a quinoa e o atum. Tempere com o suco de limão e acerte o sal, caso necessário, sirva em seguida.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.