Você sabe o que é caviar? Um guia rápido para entender a iguaria de luxo!

De sabor intenso, ele pode ser apreciado em torradinhas e chega a custar até 10 mil reais; saiba mais

Da redação

Se você não sabe o que é caviar (nunca viu, nem comeu, só ouviu falar), fique por aqui porque essa iguaria de luxo não é nada comum. Se trata de ovas de esturjão, peixes de vida longa popularmente conhecidos como “dinossauros aquáticos" pelos seus registros de mais de 200 milhões de anos.

Essa rara espécie pode ser encontrada nos territórios entre a Europa e a Ásia, como os rios da Rússia e da Ucrânia. Agora, se você está se perguntando como essas ovas são colhidas, continue lendo porque nós, com certeza, vamos te impressionar com a resposta!

Como o caviar é extraído do peixe?

Você já sabe que caviar são ovas de peixe, mas o que a gente ainda não te contou é que elas são colhidas manualmente e depois misturadas com sal para preservar o sabor e a sua qualidade. O resultado é uma mistura crocante e, ao mesmo tempo, cremosa, de sabor intenso e marcante.

E tem gosto de quê?

Bem, isso depende do tipo de caviar que você escolher (ou melhor, do peixe que as ovas serão extraídas!). Mas, resumidamente, o caviar tem gosto de peixe, de mar. É um pouco defumado, forte e amargo. Continue lendo para entender as particularidades de cada um!

Conheça os tipos de caviar!

Existem quatro tipos diferentes de caviar: Almas, Beluga, Oscietra e Sévruga. Eles variam em tamanho, cor e sabor – e são essas características que vão definir sua disponibilidade e, claro, seu preço.

Almas, em russo, significa diamante, e esse é o tipo mais exclusivo de caviar, vendido em média por cerca de R$60 mil por quilo. Com ovas douradas e lisas, o seu sabor é atingido por meio do processo de salga, que vai desenhar o gosto distinto e cremoso da iguaria.

Em seguida, ocupando o lugar de segundo caviar mais caro do mundo, o Beluga é aquele clássico que nos remete ao nome dessas pequenas bolinhas. Amanteigado, salgadinho e bem equilibrado, ele pode ser apreciado com acompanhamentos simples, como mini torradas e pães.

O esturjão de Sevruga é o caviar mais comum no mercado. Suas ovas são menores, de cor cinza claro perolado, com uma textura cremosa, delicada, e sabor marinho, com um fundo de noz. Já o caviar Oscietra tem grãos mais sutis, com um gosto marítimo e um aspecto que varia de marrom a dourado. Curioso, não é mesmo?

E para que não haja dúvidas, temos um vídeo exclusivo do Band Receitas para quem quer ver o caviar bem de pertinho! O apresentador do "Papo com Sabor" Zeca Camargo não só provou a iguaria como também mostrou que sabe tudo sobre a gastronomia da terra natal de Érick Jacquin. Assista!

Mais notícias

Carregar mais