Você sabe o que é caviar? Ou, assim como Zeca Pagodinho, nunca viu, nem comeu e só ouviu falar? A iguaria de luxo é uma das protagonistas do primeiro episódio do Papo com Sabor, novo programa de gastronomia da Band. Assista acima a visita de Cecilia Padilha, do programa Experimente (canal Sabor & Arte), à uma produção de caviar em Val d'Aran, no norte da Espanha!
O apresentador Zeca Camargo explica o que é caviar: ovas de esturjão. No século XVI, as ovas do peixe viraram a comida favorita dos czares, o equivalente russo dos reis. O caviar, que é muito associado à culinária da França, conquistou o paladar dos conterrâneos de Érick Jacquin bem depois, no século XX. Atualmente, os franceses consomem a iguaria como entrada, principalmente nas ceias de Natal e Ano Novo. Mas não se engane: por lá, caviar também é caro.
Por que caviar é caro?
O processo de produção do caviar é muito longo. Segundo a especialista, leva-se oito anos, no mínimo, para produzir 1,2 kg de caviar. Algumas raças de esturjão levam 20 anos para se desenvolver fisicamente. O processo leva bastante tempo e, por isso, muito custoso.
O caviar é valorizado pelo tamanho da ova: Quanto maior a ova, mais cara é a iguaria. 1 kg de caviar de alta qualidade pode custar 2,5 mil euros (quase 14 mil reais).
Como consumir o caviar?
A iguaria deve ser consumida como aperitivo. Antes de ingerir as ovas, é necessário limpar o paladar com uma bebida adstringente, como o champanhe ou a vodca.
Para degustá-lo puro, coloca-se uma pequena quantidade na mão, entre o indicador e o polegar. O caviar deve ser servido gelado, e as ovas aumentam 2°C em contato com a pele.