Dicas

Milanesa sequinho e perfeito: entenda o truque dos chefs para o bife crocante

O prato com cara de almoço de domingo pode ser feito todo dia no conforto de casa, mas com aquele gostinho de restaurante chique; saiba como

Da Redação

Milanesa sequinho e perfeito tem 3 segredos; confira
Milanesa sequinho e perfeito tem 3 segredos; confira
Envato Elements

O milanesa perfeito tem que ser crocante por fora, suculento por dentro e muito saboroso em toda a sua mordida. Sabe aquele prato de restaurante que cativa o paladar e marca a memória, te fazendo pensar como os chefs preparam um bife (ou berinjela!) tão gostoso?

Selecionamos dicas de ouro dos cozinheiros profissionais que confiamos e amamos para que você prepare um milanesa divino no conforto de casa! Tudo que você vai precisar é de bons ingredientes e essas técnicas inteligentes. Confira:

Qual o segredo do milanesa sequinho?

Carole Crema

Para a chef de cozinha que compartilha dicas de culinária na BandNews FM, o segredo está bem no início da receita: "Se o bife não estiver bem temperadinho, fica sem gosto". O truque, então, é bater no liquidificador cebola, alho, leite, mostarda, vinagre, sal e pimenta-do-reino.

Essa pastinha é um excelente tempero para a carne, que, em seguida, será empanada e frita por imersão. A etapa é aquela que você já conhece: farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Uma dica importante é secar bem o corte para que a casquinha não solte.

Ela complementa: “Não pode ser na air fryer nem no forno, tem que ser imersa em uma quantidade grande de óleo. Esse é o grande barato dele!". Anotado?

Edu Guedes e Paula Chequer 

Para a dupla que preparou um delicioso filé mignon à milanesa com arroz à grega, o grande segredo do milanesa sequinho está na imersão em óleo quente — muita atenção nessa parte, deve estar quente mesmo!

Paula recomenda uma frigideira alta e um óleo na temperatura certa, bem como a técnica de fritar um bife por vez para que não fiquem encharcados. Já Edu garante que ter o cuidado de virar o milanesa, para que frite dos dois lados igualmente, já certifica um prato crocante. 

Roberto Ravioli

O chef italiano tem certeza que a etapa do empanamento é o que dá vida ao milanesa perfeito: "Para não soltar aquela crostinha da proteína, do frango, da carne, do peixe, você primeiro você passa a carne na farinha de trigo, bate bem, depois você passa no ovo, ou senão na clara e depois passa na farinha panko".

O último ingrediente (farinha panko) também garante um bife uma farinha que vai deixar seu parmegiana super crocante, garante Ravioli: “Deixa ela muito mais sequinha”. Aperte bem os dois lado enquanto faz o empanamento e frite tudo por imersão, combinado?