Maçã do amor é um clássico junino e todo mundo tem uma boa lembrança da infância com esse docinho típico. Aqui, o segredo está no ponto de bala dura da calda: é ela que deixa a guloseima crocante, brilhante e nada grudenta.
O "pulo do gato" do Rogério Holanda, chef do Melhor da Tarde, é adicionar um ingrediente inusitado para acertar esse ponto que garante a crosta açucarada e crocante — e não é glucose! Seguindo o truque do culinarista, você não erra mais. Confira:
Como deixar a maçã do amor crocante?
A primeira etapa é ter os ingredientes certos: maçã fuji, água, açúcar e… vinagre! Em seguida, é importante fazer limpeza corretamente porque a fruta vai ser colocada inteira na nossa calda perfeita — mergulhe a maçã por 10 segundo em água e seque com um pano limpo.
Em uma panela, coloque um quilo de açúcar, 500 ml de água e uma colher de sopa de vinagre. Leve ao fogo até que a mistura ferva e chegue em ponto de caramelo. Despeje em um copo. Se você bater o dedo e a calda "estalar", está perfeita!
Caso você sinta que ela ficou grudenta demais, espere mais 5 minutos e repita o teste na panela. Com a calda no ponto certo, espete um palito de sorvete em cada maçã e mergulhe-as nesse líquido docinho!