De acordo com o apresentador do The Chef, o momento de virar ao bife é quando começa a aparecer líquido na superfície da carne, que fica com um certo brilho. Faça em casa e não erre mais!
Abaixo, veja mais dicas de Deumas Oliveira, professor do curso de Gastronomia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), para você preparar um bife suculento:
Frigideira “pegando fogo”
O primeiro passo do preparo do bife é colocar azeite na frigideira e garantir que ela esteja em fogo alto, bem quente. Assim, é possível selar a carne, criando a tão desejada crosta dourada.
Não mexa na carne
Espetar o bife com o garfo faz com que os sucos da carne escorram na frigideira, deixando-a dura e difícil de comer. Portanto, só mexa no bife no momento de virá-lo.
Um bife de cada vez
Seu fogão não tem chama forte? Evite fritar vários bifes de uma só vez para que a carne não perca água e suculência. Frite dois ou três bifes por vez para garantir a maciez.
Ponto perfeito
Para o bife ficar delicioso, frite-o na frigideira quente com azeite por, aproximadamente, dois minutos de cada lado. Não tem erro! Se você gosta da carne mal passada, faça um medalhão com espessura grossa. Se a carne bem passada é a sua favorita, aposte no filé mais fino.
Deixe a carne descansar
Ao tirar o bife da frigideira, deixe-o descansar por alguns minutos antes de cortá-lo ou servi-lo. O objetivo é manter os sucos e a qualidade da carne.