Como é feito o açaí? Veja produção em Belém do Pará

Alex Sampaio acompanha a fruta brasileira desde a plantação até a mesa do paraense; confira

Da Redação

Saboroso, exótico e potente. Assim podemos descrever o açaí, um fruto amazônico que sustenta diversas famílias paraenses. O repórter do Melhor da Tarde, Alex Sampaio, foi até Belém do Pará para ver a produção dessa iguaria bem de pertinho. Confira!

Açaí: mil e uma utilidades

Apesar do tamanho, esse pequeno fruto pode ter muitas finalidades: sucos, vitaminas, sorvetes, milkshakes, smoothies e até mesmo maquiagem e cremes corporais. 

Isso sem contar que ele também é um gigante quando o assunto é saúde! Fonte rica de carboidratos, gorduras boas, vitaminas, mineiras e antioxidantes, esse presente da natureza é um verdadeiro combo de nutrição e sabor!

Afinal, como é feito o açaí?

Agora que você já como o açaí é uma fruta versátil, está na hora de entender como é a produção dessa preciosidade brasileira!

Tudo começa com a semente sendo plantada em uma área própria para a germinação, que ocorre entre 30 ou 45 dias. Depois, a semente fica reservada por pelo menos um mês até o plantio de fato. Já o cultivo, ou seja crescer e gerar os primeiros cachos de açaí, demora até 7 anos para acontecer.

Assim que os primeiros cachos aparecem nas palmeiras, é realizada a colheita e os frutos são transportados de barco até uma feira, onde serão vendidos para diversas utilidades.

DNA brasileiro

Dizem que brasileiro não desiste nunca – e os paraenses podem provar! Para subir nas árvores de açaí, que chegam até 25 metros de altura, os nativos desenvolveram um método pra lá de eficiente.

Com ajuda da peconha, um acessório rústico amazônico que se asemelha a um cinto, utilizado na escalada do açaizeiro. Incrível, não é mesmo? Assista o vídeo e se impressione!

Mais notícias