Congelar e descongelar carne vermelha da forma correta pode te ajudar a economizar no dia a dia – quem afirma é o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.
No programa The Chef com Edu Guedes, o especialista dá dicas para conservar o produto e diz o que deve e não deve ser feito durante os processos. Spoiler: congelar e descongelar a carne mais de uma vez prejudica a qualidade do alimento. Assista ao vídeo acima!
Congelamento
O especialista adianta que o congelamento acontece a -17°C e que a melhor forma de conservar a carne vermelha é no freezer, que consegue atingir a temperatura. Assim, o produto bem embalado pode durar até três meses. Quem possui congelador em casa deve seguir as dicas abaixo, mas precisa lembrar que a carne dura, no máximo, 10 dias no eletrodoméstico.
Atenção: não congele e descongele a carne mais de uma vez. “O produto perde a maciez e a qualidade”, afirma o Dr. Bactéria. Antes de congelar a carne, separe a quantidade que será preparada no dia. Se o plano é usar o restante do alimento nos dias seguintes, você pode mantê-lo resfriado na geladeira por quatro dias.
Confira os truques para o congelamento abaixo:
- Coloque as porções de carne em sacos plásticos transparentes;
- Tire o máximo de ar possível de dentro do saco plástico e amarre;
- Cole uma etiqueta no saco plástico com o nome do produto e a data da embalagem.
Descongelamento
Regra número um: nunca descongele a carne em temperatura ambiente – isso pode facilitar a proliferação de bactérias. O ideal é descongelar a carne na geladeira: coloque a peça em uma assadeira e deixe o processo acontecer no ambiente resfriado.
É possível, também, descongelar pequenas quantidades no microondas. Você também pode colocar a carne congelada direto na chapa, no óleo quente ou em água fervente. Descongelou a carne e sobrou? Prepare pratos e congele os pratos prontos, que duram até três meses no freezer.