Dicas

Canjica, mungunzá e curau: entenda as diferenças

Iguarias típicas da culinária brasileira têm o milho como protagonista

Bruna Artero

Qual a diferença entre canjica, mungunzá e curau?
Qual a diferença entre canjica, mungunzá e curau?
Pixabay/Reprodução

A culinária brasileira tem uma lista longa de iguarias típicas. Algumas, aliás, tem diferentes versões e nomes, dependendo da região do país. Você já provou ou ouviu falar em canjica, mungunzá ou curau? As três receitas têm o milho como protagonista, mas não são iguais.

Com as informações da nutricionista Laís Epifanio Machado, o Band Receitas explica as características das três iguarias. “A diferença clara é o modo de preparo das receitas e a cor do milho utilizado”, detalha a especialista. Confira!

CANJICA

A canjica é uma preparação muito tradicional do Brasil e pode ser utilizada em diversas receitas, mas é tipicamente consumida em festas juninas/julinas para se aquecer no inverno. É feita com milho verde ralado, a que se acrescenta açúcar, leite de vaca e canela. A canjica, como é chamada nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, pode ter variação de cor, amarela ou branca, de acordo com a época da colheita do milho. A primeira é mais utilizada para preparo de bolos e a segunda para a tradicional canjica (ou mungunzá) com leite. 

MUNGUNZÁ

Enquanto a receita é conhecida como canjica nas regiões sudeste, sul e centro-oeste, no norte e nordeste do Brasil essa delícia é chamada de mungunzá. Nesse caso, a iguaria é feita apenas com milho branco e o doce é preparado com leite de coco ou de vaca, açúcar, leite condensado e especiarias como cravo e canela.

CURAU

O curau é feito a partir do milho fresco. Ele é batido no liquidificador e levado ao fogo depois para cozinhar. Esta preparação também conta com leite condensado e especiarias. Aprenda a fazer:

Ingredientes

4 espigas de milho
1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)
100 ml de leite
1 1/2 xícara (de chá) de açúcar
Canela em pó

Preparo

Corte o milho do sabugo e depois raspe cada sabugo com uma faca para que saia todos os grãos da espiga. Bata os grãos com o leite e o leite de coco no liquidificador, depois passe por uma peneira fina. Coloque o creme do milho em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo. Fique mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Deixe engrossar e cozinhar um pouco. Depois é só despejar em um recipiente e polvilhar canela moída por cima.