Braseado promete carne desfiada super suculenta; aprenda técnica com chef

Renato Pires ensina técnica de cocção para uma carne que desmancha na boca; confira

Da Redação

Você conhece o braseado? Estamos falando de uma técnica de cocção lenta e úmida para garantir uma carne suculenta que desmancha na boca. Confira a explicação do chef Renato Pires no The Chef com Edu Guedes de hoje (07)!

O que é braseado?

O braseado de carne é um método de cocção lento e úmido, geralmente utilizado em cortes de carne mais fibrosos e com maior teor de gordura. Nesse processo, a proteína é selada inicialmente em alta temperatura, garantindo que sua suculência seja preservada durante o cozimento prolongado em líquido.

A magia do braseado está na sua capacidade de extrair o máximo sabor dos ingredientes utilizados. O resultado dessa combinação entre calor suave e lento com os líquidos aromáticos? Uma carne suculenta, rica em sabor e que derrete na boca. 

Textura e maciez

O cozimento lento permite que o colágeno presente nos tecidos conectivos da carne se desfaça, resultando em uma textura tenra e suave. Sabe aquela carne que se desfaz facilmente, deslizando pelo garfo e derretendo na boca? Então!

Como fazer uma carne braseada?

O líquido usado no braseado é um item obrigatório para dar personalidade ao prato —vinhos, caldos, sucos de frutas e até cervejas são as melhores opções! E, claro, ervas, especiarias e vegetais são sempre bem-vindas para realçar o sabor.

Agora que você já sabe o que é o braseado, vamos aprender a prática? Coloque sua peça de carne inteira (ou cortadas em pedaços grandes) em fogo baixo, selando-as primeiro. Acrescente o líquido até cobrir generosamente toda a carne e finalize com a guarnição aromática. Cozinhe por algumas horas, até que ela esteja super macia.

Qual corte de carne usar?

Costelas, pernil, paleta e coxão mole ou até mesmo aves e peixes mais firmes são boas opções para brasear. Se aventure na cozinha!

Mais notícias