Dicas

Barba de dragão: doce asiático com 1 milhão de fios faz sucesso no TikTok

Ele segue a mesma lógica do algodão doce e está desafiando as habilidades manuais de alguns blogueiros; saiba como fazer em casa

Por redação

Barba de dragão é o novo doce do momento
Barba de dragão é o novo doce do momento
Reprodução

Um doce formado por um monte de fios de açúcar enrolados uns nos outros — não, nós não estamos falando do algodão doce! É a barba de dragão, uma guloseima asiática que está dando o que falar esta semana nas redes sociais.

Com uma história que remonta a séculos, os boatos são que o doce é coreano, mas alguns registros sugerem que sua origem possa ser chinesa. Uma coisa é certa: o sucesso entre os brasileiros é generalizado!

Sua preparação inusitada e meticulosa chamou atenção de diversos criadores de conteúdo, que estão testando, filmando e postando a receita divertida. E tudo começa pela mistura dos ingredientes: água, açúcar, xarope de milho e vinagre. 

Essa combinação, que vai ao fogo médio a uma temperatura específica, cristaliza e forma uma espécie de massa gelatinosa, que deve ser capaz de ser moldada. É nesse momento que você começa a dar uma das 20 voltas necessárias para que os fios se formem.

Assista o vídeo para entender melhor como é feita a barba de dragão:

Como fazer barba de dragão do TikTok?

Ingredientes

  • 125 ml de água
  • 250g de açúcar
  • 30g de xarope de milho
  • 20ml de vinagre
  • Corante da cor da sua preferência e a gosto

Modo de preparo

Misture os ingredientes e leve ao fogo sem mexer até que atinja uma temperatura de 130°C. Despeje em um recipiente. Depois que esfriar, retire do pote e confira se o doce está macio o suficiente para você fazer um furo no meio com os dedos, formando um aro. Abra o máximo que conseguir sem quebrar e torça a guloseima, dobrando-a. Repita o processo até chegar em um milhão, sempre multiplicando o último número por dois.