Hoje pode

Banoffee é receita fácil e não precisa ir ao forno; Carole Crema ensina

Sobremesa que virou tendência é feita com banana, doce de leite e chantilly

Carole Crema, com rádio BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Banoffee não precisa de forno para ficar pronta
Envato Elements

Você já deve ter ouvido falar da banoffee. Essa é uma torta que está muito na moda, de origem inglesa e o nome vem de banana + toffee. Aqui no Brasil não estamos habituados ao toffee, mas o que temos mais próximo, e até melhor, eu acho, é o doce de leite. 

Então vamos fazer uma banoffee fácil, com doce de leite no lugar do toffee, para você preparar num dia mais especial. 

Anote os ingredientes
 

1 pacote de bolacha champanhe ou maisena
2 colheres (sopa) manteiga derretida
1 latinha de doce de leite
1 banana
1 limão
Chantilly
Canela em pó a gosto ou cacau em pó a gosto

Você vai precisar de 1 pacote de bolacha champanhe, ou bolacha maisena, triturar bem e colocar 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Misture para dar um pequena liga e colique no fundo do refratário. Aperta bem. Por cima, coloque o doce de leite. Se for fazer para 4 a 6 pessoas, um pacote de bolacha e uma latinha de doce de leite. Espalhe o doce de leite. Se ele estiver muito duro, aqueça um pouquinho no micro-ondas para ajudar.

Use a banana crua levemente temperada com limão. O segredo da banoffee é a banana estar crua, tá? Então uma banana crua, não muito madura, num ponto bem bom, fatiada. Passe um limãozinho e ajeite por cima.

E aí, por cima de tudo, você vai bater creme chantilly e cobrir essa torta. Polvilhe com canela ou com cacau em pó. Classicamente é com chocolate, o banoffee não leva canela, mas eu sou daquelas que acredita que banana e canela têm que andar juntas sempre. Então se você for como eu, pode colocar canela. 

Leve para gelar. Ela pode ficar em geladeira uns 2 dias. É deliciosa, fácil de fazer e uma sobremesa da moda. É sempre bom estar antenado no que tá acontecendo no mundo da gastronomia, né?

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM:

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.