De choripán à empanada: 5 lugares em SP para quem gosta de comida argentina

Visite os sabores dos nossos hermanos com os pratos desses restaurantes

Da redação, com Minha Receita

Restaurantes argentinos para experimentar
Restaurantes argentinos para experimentar
Kelly Fuzaro

Além do futebol, os argentinos compartilham com a gente o gosto por um bom churrasco e a paixão por comida típica. Alguns pratos são bem populares no Brasil, como as empanadas e o choripán, mas ainda tem muito da culinária do país vizinho para se explorar. É por isso que no episódio desta semana do Minha Receita, Jacquin visitou vários espaços para visitar a Argentina sem precisar ir ao país

Mooocaires

O nome que nasceu da combinação de Mooca + Buenos Aires, fica na zona leste de São Paulo. O espaço começou como um café que trazia várias referências argentinas na decoração: como a Mafalda na entrada  para receber os clientes  e os inúmeros quadros com imagens do futebol argentino - e até uma imagem do Maradona. O dono, Cristián Senen Galarza, faz receitas de família e alguns sabores criados por ele mesmo, como os de uva passa e peixes. Se você visitar o espaço, vale provar as tradicionais empanadas de carne.

Onde:  

Rua da Mooca,3593, Mooca, São Paulo - SP. Contato: (11) 2604 2337 e (11) 3567 2951. Instagram @moocaires

Rotiseria argentina

Você conhece as “facturas”? Os doces que não fazem parte nem da confeitaria nem da panificação, são um diferente conjunto de massas doces que não costumamos encontrar no Brasil. A Rotiseria Argentina é um lugar bem único por aqui. O dono, Ricardo Joel, era bombeiro no país, aprendeu as receitas de facturas de um outro padeiro e desenvolveu suas próprias técnicas para fazer iguarias. Os diferentes recheios e massas trazem várias referências às regiões da Argentina - experimente um de cada e viaje sem sair de casa.  

Onde:  

Av. Iraí, 807, Moema, São Paulo - SP. Instagram @rotiseria.argentina

Rincon Escondido

Em um espaço bem discreto na Vila Madalena, a dupla Alan Edelstein e Chico Mancuso faz uma típica parrilla argentina. A técnica usa uma churrasqueira que dá um sabor e defumação diferentes para a carne, além de consumir também miúdos de boi. Ao ir ao espaço, vale provar a molleja, crocante por fora e macia de derreter por dentro.  

Onde:  

Rua Madalena, 69, Vila Madalena, São Paulo - SP. Contato: (11) 98995-7975. Instagram @rincon_escondido_parrilla  

Martín Fierro  

A dona do espaço, Ana Maria Massochi, é uma argentina que veio para o Brasil durante o período da ditadura militar em sua terra natal, na década de 70. Desde então, ela se instalou no País e aprendeu uma nova profissão, a de chef. No Martín Fierro, o locro é um dos principais pratos servidos no restaurante. O ensopado é uma das comidas mais tradicionais do país, e reúne gordura, carne e diversos vegetais para completar.  

Onde: Rua Aspicuelta, 683, Vila Madalena, São Paulo - SP. Contato: (11)3814-6747.Instagram @restmartinfierro

Calle 54  

O choripán deste restaurante é bem diferente do que encontramos em terras vizinhas. O clássico costuma ser uma linguiça toscana dentro de um pão, acompanhada de chimichurri e vinagrete. Mas no Calle 54 o prato não tem nada de tradicional. Por lá, o lanche leva queijo provolone, linguiça toscana sem tripa temperada com cebola e chimichurri em um pão, que é assado em uma parrilla, para defumar a carne. Já deu até água na boca, não é?  

Onde:

Rua Adolfo Tabacow, 254 , Itaim Bibi, São Paulo - SP

Alameda Jaú, 1177, Jardim Paulista, São Paulo - SP  

Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda, Santo André - SP

Av. Ibirapuera, 3103, Indianópolis, São Paulo - SP  

Av. Nove Julho, 3333,  Anhangabaú, Jundiaí - SP

Instagram @calle_54