Como deixar o bacon crocante? Jacquin ensina truques para acertar no preparo

Da Redação

Jacquin dá a dica para deixar o bacon crocante
Jacquin dá a dica para deixar o bacon crocante
Unsplash/Reprodução

Proteína mais consumida ao redor do globo, a carne suína foi tema do 7º episódio do Minha Receita, exibido pela Band na última quinta-feira, 26. No programa, Jacquin e sua equipe desvendaram receitas brasileiras que misturando iguarias de porco se tornaram referência na culinária regional de cada estado. O chef ainda ensinou como preparar sua barriga de porco á provençal com creme de espinafre. Ao Portal da Band, ele dá dicas para não errar no preparo do suíno. Confira!

Como deixar o bacon crocante? 
Corte ele bem fino e coloque no micro-ondas por algum tempo. Não tem erro, ele fica uma delícia, a gordura desaparece e o resultado é muito crocante. 

Para uma carne suculenta e macia, a dica é... 
Cozinhar ela devagar, sem muita  agressividade. É necessário respeitar o tempo de cozimento e fazer com calma. Para ajudar, cubra a mistura com papel alumínio e coloque no forno com legumes e um pouquinho de vinho branco. Fica excelente!


Vale colocar limão?
Muita gente usa, mas não precisa. Isso é coisa dos antigos que usavam a fruta para limpar e desinfetar as coisas. Na minha opinião, o limão atrapalha muito, não indico.

Ponto da carne
Antigamente diziam que a carne de porco era portadora de doenças e, por isso, precisava ser bem passada. Hoje também tem esse problema, mas, sobretudo, acredito que ela fica ainda mais gostosa quando feita ao ponto. É tudo uma questão de tempo no fogo e  de saber fazer. 

Tempere direito
Adoro usar panceta suína que, além de suculenta e macia, é uma carne muito saborosa. Para todas as partes do porco, sempre tempere no início, nunca deixe para temperar depois. Não tenha medo de temperar e, se quiser acertar no acompanhamento, comer com purê de bata é uma ótima combinação. 

Tópicos relacionados