Comida árabe: 4 restaurantes para quem ama a comida típica

Minha Receita indica lugares que fazem comida palestina, síria e a clássica esfiha

Da Redação, com Minha Receita

Shawarma Minha Receita
Shawarma Minha Receita
Kelly Fuzaro/Band

Quando você pensa em comida árabe, o que vem na sua cabeça? Provavelmente, esfiha, certo? O salgado se tornou tão parte do cardápio brasileiro que é comum ser encontrado em qualquer lanchonete ou padaria. A culinária árabe e a brasileira têm um ponto em comum, que, nas palavras do chef Jacquin, na segunda temporada do Minha Receita, é o tempero marcante.

Mas o cardápio árabe é vai muito além das esfihas. Falafel, charuto de repolho ou de uva, tabule e quibe são só alguns nomes conhecidos. O mundo árabe engloba mais de 20 países que têm particularidades em suas culinárias, influenciados por fatores geográficos e históricos. No segundo episódio da nova temporada, Jacquin e seus repórteres visitaram quatros restaurantes chefiados por imigrantes árabes. Conheça!

Razan Comida Árabe

A chef Razan Sulimann comanda o restaurante que leva seu nome ao lado de seu marido, Mohamed. O casal refugiado sírio veio para o Brasil em 2014 começar uma nova vida longe da guerra. Sua carreira gastronômica teve um início inusitado: Razan preparou alguns pratos árabes para agradecer uma vizinha. A colega sugeriu que o casal passasse a vender suas comidas para outros moradores do prédio - e foi sucesso. Hoje o restaurante tem espaço próprio e serve pratos típicos como falafel, quibes, esfihas, pães e doces sírios. 

Onde: R. Dr. Mario Vicente, 379 - Vila Dom Pedro I, São Paulo, São Paulo. Delivery pelas plataformas Ifood e Rappi. Instagram: @razancomidaarabe

Fino Corte 

O espaço é dividido entre um “shopping” das carnes e uma hamburgueria. No Fino Corte são comercializadas apenas carnes “halal”, termo que pertence ao Islã para o alimento que é permitido pela religião. O shawarma da casa, conhecido como “O Verdadeiro”, se refere à tradição e cuidado com o lanche, que é feito com uma carne temperada e cozida por 4 horas no fogo, tahine e pasta de alho no pão árabe. 

Onde: R. Mal. Floriano, 1386 - Centro, Foz do Iguaçu, Paraná.

Delivery pelo Ifood. Instagram: @finocortebrasil 

Esfiha Imigrantes

O restaurante tem sido um sucesso com mais de 60 mil unidades de esfiha de carne vendidas ao mês e cinco mil de outros sabores vendidas ao dia. Haja esfiha! O Esfiha Imigrantes começou com um libanês que vendia o quitute na rua. Algumas décadas depois, a marca tem três lojas na capital paulista. A clássica de carne tem um toque especial de molho tahine e mais outros 24 sabores entre as opções abertas e fechadas. 

Onde:

Loja 1 - Rua Clélia, 1805, Espaço 3 - Lapa, São Paulo - SP

Loja 2 - Rua Clélia, 1805, Espaço 3 - Lapa, São Paulo - SP

Loja 3 - Rua Serra de Japi, 1550 - Tatuapé, São Paulo - SP

Delivery via Ifood. Instagram: @esfihaimigrantes

Cardamomo

Ahmad e Marina abriram a lanchonete em setembro do ano passado. Foi o isolamento social que fez o proprietário, refugiado palestino, começar a relembrar receitas de família. O casal voltou para a capital com o objetivo de criar um espaço com a alma da culinária árabe com foco nas especiarias do oriente. O Cardamomo tem no cardápio lanches como o sujok, shish taouk e shawarmas de diferentes sabores.  

Onde: Avenida Lins de Vasconcelos, 1121 - Cambuci, São Paulo - SP.

Delivery via Ifood e Appetite. Instagram: @cardamomo_lanchonete