Se você olhar o cardápio de qualquer cantina italiana no Brasil vai encontrar uma opção de bife à parmegiana, mas engana-se quem pensa que o prato é típico do país europeu. Não se sabe exatamente quem foi o criador da receita feita com carne frita, empanada e coberta com queijo, mas ela foi inventada em São Paulo. As informações são do programa Minha Receita, comandado por Erick Jacquin, que estreou a segunda temporada.
O termo “parmigiana”, na Itália, significa “cozinhar à maneira de Parma”. Ou seja, preparar os legumes em camadas, assim como os habitantes da cidade costumam fazer. E o ingrediente tradicional para fazer a receita “parmigiana di melanzane” por lá é a berinjela, que protagoniza o prato muito tradicional nas regiões da Sicília, Nápoles, Parma e na Emília Romagna, região do queijo parmesão.
Nos menus dos restaurantes na Itália o que se encontra é a berinjela à parmegiana ou o bife à milanesa, originalmente feito com bisteca de vitela batida, empanada e frita, prato típico de Milão.
A mistura dos dois, no entanto, só existe por aqui. O Brasil juntou as receitas e criou um dos pratos nacionais (sim, agora você sabe disso) mais populares: o bife à parmegiana.