Quindim é um preparo que muita gente tem medo ou dificuldade. Mas, anote: o segredo do quindim, pessoal, é o cozimento muito, muito, muito lento. Só assim é possível atingir a gelatinização da gema, e ela firmar com o açúcar.
Você vai usar: 2 ½ xícaras de açúcar, 1 ½ xícara de água, 1 colher de sopa de manteiga, 1 pacote de 100 g de coco seco e 15 gemas passadas pela peneira – o que vai dar, mais ou menos, 300 g de gema. Às vezes, tem supermercado que vende a gema separada e já pasteurizada, o que vale a pena para fazer o quindim e não sobrar clara demais. Haja suspiro para fazer depois, né?
Cozinhe o açúcar com água até a calda de fio forte, que é quando ela atinge uns 115°C, 120°C. Aí, junte o coco e deixe dar uma esfriada. Depois, acrescente as gemas e misture superbem. Deixe descansar essa massa por umas 3 horas na geladeira.
Passado o período, distribua em forminhas pequenas, ou na forma grande, untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar, de preferência o cristal. Leva ao forno baixo, em banho-maria, a 160°C. O quindim vai demorar, mais ou menos, 1h30, 2 horas para assar. No forno mais baixo do mundo, te garanto que essa receita não vai falhar!
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.