Vamos continuar com os tira-teimas dos problemas com bolo. Quem não ouviu a primeira parte, clique aqui e saiba por que o bolo não cresce, listei 5 erros comuns para evitar. Hoje, vou falar sobre outras dúvidas recorrentes aqui, inclusive a do por que o bolo fica duro; leia abaixo:
Por que o bolo fica com furos?
Porque o fermento não foi bem misturado na massa. Então, ou mexeu muito a massa, ou mexeu pouco. É para misturar o fermento, incorporar bem e delicadamente, mas não excessivamente, ok?
Por que o bolo fica escuro mesmo com tempo correto de forno?
Se seu bolo está muito escuro, ou muito claro, a temperatura do forno pode estar alta ou baixa demais. Agora, se mesmo sem muito tempo de forno ele ficar muito escuro, o sinal é de que a massa pode ter açúcar demais. Quando há excesso de açúcar, ele carameliza e escurece.
Por que o bolo esfarela ao cortar?
Isso pode ser resultado de farinha muito ruim, que tem baixo teor de proteína. É ela quem segura um bolo que tem muita gordura, muita manteiga, muito óleo... ou, também, pode ser o caso de um bolo que é desenformado muito quente. Aí, se você vai cortar, obviamente ele vai esfarelar.
Por que o bolo fica duro?
Vale dizer que o excesso de farinha também vai deixar esse bolo duro demais, assim como misturar demais os ingredientes, forçando a proteína, forçando o glúten. Tudo que a gente quer no pão (que exige bastante manuseio), a gente não quer no bolo.
E uma dica rápida, se você quiser um bolo mais fofinho: ou você coloca um pouquinho mais de gordura, ou um pouquinho mais de açúcar. Essas duas coisas ajudam demais a deixar o bolo mais fofinho e delicioso.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: