Por que esfriar a panela de pressão debaixo d'água é errado? Chef explica

Carole Crema traz dica para esfriar a temperatura do utensílio de forma segura; confira abaixo

Carole Crema, com BandNews FM

Panela de pressão: saiba como usar
Envato Elements

Gente, recebi um e-mail muito carinhoso do Júnior, ouvinte, que pode te ajudar no dia a dia. Já falei algumas vezes sobre a panela de pressão aqui e a gente acaba indicando esfriá-la em água, né? Embaixo da torneira, nossa! Desde que o mundo é mundo a gente faz isso. Mas vou ler aqui o que o Júnior falou, que eu achei muito importante:

“Gostaria de dividir com você que o metal da panela de pressão jamais deveria ser resfriado bruscamente com água fria. O choque térmico do metal pode causar uma fratura microscópica, que, eventualmente, pode fazer com que a panela rompa e exploda. Uma peça de metal, quando quente, se expande. Quando há uma inversão de temperatura, acontece a contração rápida. Então, ela expande. Se a gente esfria a panela, ela faz “puf”, e fecha muito rápido.”

Essa situação pode causar o que de “estresse”, que é uma fratura na peça, e causar um problema. Então, anotem essa dica de utilidade pública, gente. Isso além de a gente economizar água, que, às vezes, eu me incomodo de deixar correndo só para esfriar a panela.

Vamos seguir a dica do Júnior: deixe a panela de pressão esfriar devagar, em temperatura ambiente, e mexa na válvula aos poucos. Percebeu que parou de apitar? A panela vai abrir super bem. Obrigada, Júnior! Siga nos ouvindo e me corrigindo sempre que precisar, viu? É muito importante e a gente aprende junto!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Mais notícias