A gente tem que falar um pouquinho de economia, não é mesmo, gente? Porque as proteínas estão caras. A carne bovina sempre foi mais cara que o frango, mas a carne de porco tem o melhor preço agora. E a minha dica de hoje é um picadinho de filé mignon suíno.
Tem gente que acha que o filé mignon suíno é o lombo, mas não é o lombo. É uma carne mais avermelhada, supermagra – que não tem gordura e faz bem, pode comer sossegado – e fica uma delícia.
E o truque para a carne ficar bem gostosa é o tempero. Pegue o filé mignon suíno, corte em cubinhos e deixe a carne marinar por, aproximadamente, uma hora. Faça a marinada com vinho branco, água, cinco colheres de mostarda, uma folha de louro, um pedaço de cebola e três dentes de alho. A mostarda é o grande segredo pois ela dá um sabor “docinho”.
Na hora de preparar, pique cebola e alho, e refogue no óleo. Frite a carne, deixando caramelizar bastante. Quando caramelizar, comece a mexer e coloque um pouco de molho de soja (shoyu), duas ou três colheres, e um pouco de água. Tomate picadinho também vai superbem. A mistura do salgado com o ácido da mostarda dá um sabor bem diferente, bem gostoso.
Você pode servir com arroz, feijão ou só com algumas batatinhas, que já fica bem delicioso.
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!