Molho de salada perfeito: aprenda três receitas para variar o cardápio

A chef de cozinha Carole Crema explica o passo a passo do vinagrete, molho de iogurte e oriental

Carole Crema, com BandNews FM

Saiba como fazer molho de salada
Envato Elements

Quero falar um pouquinho sobre molhos de salada. O molho clássico chama-se vinagrete, que é diferente daquele que a gente faz no churrasco, que é o molho à campanha – um pouco mais seco.

E vou te ensinar a fazer o molho de salada perfeito! Você vai precisar da seguinte proporção: uma colher de café de sal, uma colher de sopa de vinagre ou limão e três colheres de sopa de azeite. Essa é uma proporção que não falha. 

Se você quiser deixar feito, igual a gente faz nos restaurantes, pode deixar. Coloque em um pote de vidro e, antes de servir, chacoalhe bem para voltar a emulsionar. O segredo é a proporção e a emulsão, que é você misturar bem os ingredientes.

Agora, vamos fazer um molho de iogurte? Eu coloco tudo em um pote de vidro com tampa: 100 ml de coalhada ou iogurte natural e sem açúcar, uma colher de sopa de suco de limão, duas colheres de chá de mostarda, uma colher de sopa de azeite e ½ colher de chá de sal. Esse molho tem pouca gordura, bem pouco azeite, é bem leve e fresco.

E tem o molho oriental. Aqui, na minha casa, tem sempre. Faço o seguinte: esse molho eu coloco no liquidificador – e vocês vão entender o porquê. Coloco ½ xícara de azeite, três colheres de sopa de vinagre de arroz, duas colheres de chá de óleo de gergelim torrado e duas colheres de sopa de shoyu. Aí, eu pego uma rodelinha de gengibre e três talos de cebolinha verde. Bato no liquidificador e fica muito gostoso. Gosto até de fazer um peixe assado e jogar esse molho por cima!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe! 

Mais notícias