Hoje pode

Congelar frutas e legumes: saiba fazer da forma correta

Carole Crema

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Congelar frutas e legumes: saiba fazer da forma correta
Congelar frutas e legumes: saiba fazer da forma correta
Unsplash

Hoje vou responder à pergunta da Clara, que me disse que compra muita banana e me pediu dicas para aproveitar os alimentos perecíveis, quando compramos um pouco a mais, e não queremos perder. 
 


Eu tenho uma bananeira no meu quintal, que deu um cacho bem grande. Quando amadureceu, eu comi uma parte e o que a gente já não aguentava mais comer, descasquei, congelei num pote e uso para fazer batida com leite. As meninas gostam de adicionar um pouco de geleia de frutas vermelhas e vira um smoothie. Se você processar, vira um sorvete. Você põe uma canelinha e ela fica numa textura de sorvete. E outra coisa: se você colocar um pouquinho no micro-ondas, ela vai amolecer e você usa num bolo, num recheio de panqueca...


Já congelei banana, maçã... no caso dos vegetais, eu branqueio – passo por água fervendo por 2 minutinhos, tiro e jogo direto na água fria – pico e guardo em saquinhos no freezer. Quando se vai congelar algo é importante ter o mínimo de água, então tudo bem sequinho. 


Aqui em casa, congelo pimentão, cebola picada, ameixa. Toda a fruta a gente pode congelar, não vamos ter o frescor, mas é possível ter um resultado bem bom. 


E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA MAIS COLUNAS DA CAROLE AQUI