Hoje pode

Brownie fácil de nozes com café: aprenda a receita da Carole Crema

Sobremesa é simples e saborosa, com massa molhadinha e casquinha crocante

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer o brownie da Carole Crema
Aprenda a fazer o brownie da Carole Crema
Unsplash/Reprodução

Vou dar uma receita de um brownie delicioso que leva um pouco de café e nozes, que, aliás, acho uma combinação maravilhosa. O café e as nozes harmonizam muito, muito bem. Até um bolo de nozes com creminho de café fica delicioso, mas hoje é brownie. Anote aí a receita porque é bem gostoso e fácil de fazer.

Vamos aos ingredientes


3 colheres (sopa) café solúvel
350 g de açúcar refinado
150 g de manteiga
2 ovos
200 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
1 pitada de sal
150 g de chocolate branco 
120 g de nozes

Coloque 3 colheres de sopa de café solúvel diluídas em 1 colher de sopa de água e 350 g de açúcar refinado, 150 g de manteiga, 2 ovos, 200 g de farinha de trigo, 15 g ou uma colher de sopa de fermento em pó e uma pitadinha de sal. Aí mais 150 g de chocolate branco e 120 g de nozes, que é mais ou menos 1 xícara de nozes picadinhas. 

Então ponha a água para esquentar um pouquinho e dissolva o café, como eu já expliquei. Pegue o açúcar e misture com esse cafezinho que você já dissolveu com água. Depois, adicione a manteiga e mexa com a mão. A manteiga é melhor que esteja em temperatura ambiente, então o açúcar e a manteiga se misturam bem. Depois coloque os ovos e misture tudo com a colher: farinha de trigo, fermento, a pitadinha do sal e por último o chocolate derretido e as nozes. 

Em seguida, coloque numa forma quadrada ou retangular, essas formas de tabuleiro mesmo, de 20x30 cm ou 20x20 cm, untadinha. Ponho sempre um papel manteiga por baixo do brownie porque ele tende a grudar, já que é bastante caramelizado. Pronto! 

Leve ao forno para assar a 170, 180°C, por uns 40 minutos. O segredo do brownie? Quando ele começa a formar uma casquinha seca em cima, desligue e tire do fogo para ficar puxa-puxa.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: