A fauna brasileira é rica e diversa, com espécies que só encontramos por aqui. Um ótimo exemplo disso é o sururu - um molusco bivalve, ou seja, que é envolvido por duas conchas, muito comum na costa nordeste do país.
Encontrado em manguezais, o sururu é amplamente consumido na região em diferentes pratos, desde o mais popular caldinho até uma moqueca.
Para Alagoas, inclusive, o molusco se transformou em patrimônio imaterial pelo Conselho Estadual de Cultura do estado, graças à sua importância cultural e econômica. Sua pesca é a fonte de renda de muitos alagoanos, que são especialistas em pratos com a iguaria.
Entre os preparos que levam o sururu, o chef Gustavo de Carvalho, responsável pelo Tua Restaurante, em São Paulo, destaca o sururu de capote. Também típico do Alagoas, e um dos carros-chefes da região, ele é feito com o molusco dentro da concha, imerso em diversos temperos. Pode ser servido como petisco ou como refeição completa, acompanhado de purê de macaxeira, pirão e, é claro, bastante pimenta.
O sururu também pode ser encontrado em outros estados fora da região. De acordo com o chef, apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível. “Principalmente no litoral do Espírito Santo, onde se prepara muito também a moqueca de sururu”, explica.
Agora que você já sabe o que é e onde encontrar o sururu, que tal preparar algumas receitas com essa iguaria? Veja algumas ideias abaixo: